O ensino de informática para crianças: um estímulo à aprendizagem

Autores

  • Edivani Aparecida Vicente Dotta Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP
  • Natália Fernandes Pollo Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP
  • Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP
  • Juliana Alvares Duarte Bonini Campos Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.23901/1679-4605.2012v8n2p144-154

Palavras-chave:

Jogos educativos. Informática na educação. Informática para crianças.

Resumo

O uso da informática na educação infantil possibilita que a criança adquira conhecimentos de forma divertida, por meio de brincadeiras. Este trabalho objetivou relatar a experiência na aplicação do curso “Informática para Crianças”, parte de um Projeto de Extensão Universitária da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP. Esse curso é oferecido para crianças de 5 a 7 anos e tem por objetivo não só propiciar às crianças, via computador, um aprendizado e um contato direto com novas tecnologias de ensino, como também promover o desenvolvimento motor e o raciocínio lógico por meio de brincadeiras educativas. As crianças participantes do curso são oriundas do Centro de Convivência Infantil Casinha de Abelha, pertencente ao Câmpus de Araraquara – UNESP, e da Rede Municipal de Ensino de Araraquara - Centros de Educação e Recreação. Os recursos utilizados para o ensino da informática neste curso são os jogos educativos da Divertire, da linha Coelho Sabido – Maternal e a Estrela Cintilante e da Editora Vale das Letras – Festa dos Dentinhos. O aprendizado das crianças e o nível de dificuldade em utilizar a ferramenta computador são avaliados. Conclui-se que o curso apresentado tem contribuído para a inclusão digital das crianças na faixa etária de 5 a 7 anos, além de exercitar a sua percepção visual e auditiva, sua coordenação motora e memorização, desenvolvendo habilidades essenciais ao seu processo de alfabetização.

Biografia do Autor

  • Edivani Aparecida Vicente Dotta, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP
    Professora Assistente Doutora de Informática em Odontologia, do Departamento de Odontologia Social
  • Natália Fernandes Pollo, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP
    Aluna de Graduação em Odontologia
  • Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP
    Professora Adjunta de Ergonomia em Odontologia, do Departamento de Odontologia Social
  • Juliana Alvares Duarte Bonini Campos, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP
    Professora Assistente Doutora de Bioestatística e Metodologia Científica do Departamento de Odontologia Social

Referências

AULA de informática para crianças. Disponível em: <http://www.infopod.com.br

/ensino/aula-de-informatica-para-criancas.> Acesso em: 29 dez. 2010.

CARNEIRO, R. Informática na educação: representação social do cotidiano. São Paulo:

Cortez, 2002.

DOTTA, E. A. V. POLLO, N.F. CAMPOS, J. A. B. B. GARCIA, P. P. N. S. O ensino da informática para

crianças: um estímulo a aprendizagem. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.2, p.144-154, 2012.

CHUANG, T. Y.; CHEN, W. F. Effect of computer-based video games on children: an

experimental study. Journal of Educational Technology & Society, New Zealand, v. 12,

n. 2, p. 1-10, Apr. 2009.

COELHO Sabido e a Estrela Cintilante (Jardim). Disponível em:

<http://www.coelhosabido.com.br/jogos-educativos/estrela-cintilante-jardim.> Acesso em:

dez. 2010a.

COELHO Sabido Maternal. Disponível em: <http://www.coelhosabido.com.br/jogoseducativos/maternal.> Acesso em: 29 dez. 2010b.

DICAS para como se dar bem com crianças durante a aula de informática. Disponível

em: <http://www.infopod.com.br/artigos/dica-para-como-se-dar-bem-com-criancasdurante-a-aula-de-informatica.> Acesso em: 29 dez. 2010.

FIDALGO NETO, A. A. et al. The use of computers in Brazilian primary and secondary

school. Computers & Education, New York, v. 53, n. 3, p. 677-685, Nov. 2009.

FIGUEIREDO, C. Z.; BITTENCOURT J. R. Jogos computadorizados para aprendizagem

matemática no ensino fundamental: refletindo a partir dos interesses dos educandos.

RENOTE Revista Novas Tecnologias em Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 1-10,

maio 2005.

FILHO, A. 4 dicas para ajudar e motivar uma criança no computador. Disponível em:

<http://sitededicas.uol.com.br/artigo3.htm.> Acesso em: 29 dez. 2010.

GALLO, S. A. A. Informática na educação infantil: tesouro ou ouro de tolo? In: REUNIÃO

ANUAL DA ANPED, 25., 2002, Caxambu. Anais eletrônicos... Caxambu: ANPED,

Disponível em: <http://www.anped.org.br/25/excedentes25/

simoneandreagallot07.rtf.> Acesso em: 5 nov. 2008.

GELLER, M.; ENRICONE, D. Informática na educação: um estudo de opiniões de

alunos do curso de pedagogia. Disponível em: <http://www.lcvdata.kinghost.net/

downloads/txt200352145953Iinformaticanaeducacao.pdf.>. Acesso em: 2 abr. 2009.

GOMES, K. A. Desenvolvendo habilidades na educação infantil. Disponível em:

<http://professorakatita.blogspot.com/2010/06/projeto-final-linux-curso-proinfo.html.>

Acesso em: 29 dez. 2009.

KOLIKANT, Y. B. D. Digital students in a book-oriented school: students’ perceptions of

school and the usability of digital technology in schools. Journal of Educational

Technology & Society, New Zealand, v.12, n.2, p.131-143, 2009.

MATTEI, C.; RAUSCH, R.B. O prazer de aprender com a informática na educação

infantil. 2003. Disponível em: <http://www.icpg.com.br/artigos/rev02-11.pdf.> Acesso em:

nov. 2008.

DOTTA, E. A. V. POLLO, N.F. CAMPOS, J. A. B. B. GARCIA, P. P. N. S. O ensino da informática para

crianças: um estímulo a aprendizagem. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.2, p.144-154, 2012.

OLIVEIRA, E. S. G. Criança e computador: interação que impulsiona o desenvolvimento e

a aprendizagem. Item 5: a interação entre a criança e o computador: impacto sobre a

construção da identidade. Colabor@, Santos, v. 3, n. 11, p. 1-10, jul. 2006.

TANCARA, C. et al. Filhos da era digital. Disponível em : <http://www.assespropr.org.br/

uploadAddress/Filhos_da_Era_Digital.pdf.> Acesso em: 29 dez. 2010.

TÜZÜN, H. et al. The effects of computer games on primary school student’s achievement

and motivation in geography learning. Computers & Education, New York, v.52, n. 1,

p.68-77, Jan. 2009.

Downloads

Publicado

2012-08-23

Edição

Seção

Relatos de experiências extensionistas e artigos de opinião