Desenvolvimento de produtos artesanais em bambu, transferência de conhecimento e geração de renda ao assentamento rural Horto de Aimorés

Gabriel Fernandes dos Santos, Marco Antonio dos Reis Pereira

Resumo


Introdução: O bambu é uma cultura perene, renovável, de rápido crescimento, com produção anual de colmos e com milhares de possibilidades de uso. O Assentamento Rural Horto de Aimorés, distante 15 km da UNESP, possui cerca de 350 famílias assentadas pelo INCRA, desde o ano de 2007, e a comunidade, que tem por característica básica o trabalho com a terra, vem buscando alternativas de sustentabilidade, fixação ao campo e geração de renda. Este trabalho faz parte do projeto de extensão "Implantação do Projeto Bambu no Assentamento Rural Horto de Aimorés", Unesp - Unisol / Banco Real - Santander, desenvolvido no Laboratório de Experimentação com Bambu da Unesp, campus de Bauru. O projeto de extensão universitária prevê um conjunto de atividades de capacitação e desenvolvimento pautadas em estudos na área da sustentabilidade e do design de modo a dar condições técnicas para geração de renda. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de três produtos artesanais em bambu, pulseira, pegador de pimenta e pote de aperitivos, capazes de gerar renda. Depois de desenvolvidos pelos agricultores, os produtos são periodicamente expostos ao público através da participação em feiras e mostras locais na cidade, como por exemplo, feira Ubá e feira do grupo Pão de Açúcar. Métodos: Este trabalho ocorreu em três etapas, a primeira envolvendo a colheita e processamento do bambu. A segunda através de oficinas de extensão com os agricultores, para a confecção dos produtos artesanais em bambu in natura. A terceira envolvendo a geração de renda com os agricultores através de participações em amostras e feiras locais. Resultados: As oficinas ocorreram de forma prática e permitiu aos agricultores o aprendizado de todo o processo para a confecção do produto final. A confecção dos produtos artesanais tem mostrado a viabilidade técnica da utilização do bambu como matéria prima e a capacitação e evolução mostrada pelos agricultores permitem que se desenvolvam novos produtos, num processo gradual e contínuo de aprendizado e geração de renda.


Palavras-chave


ecodesign; extensão; geração de renda.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.