Brasil Sustentável: uma abordagem diferenciada de sustentabilidade através de um jogo

Maria Carolina Brunini Siviero

Resumo


A exploração desenfreada dos recursos naturais é sempre acompanhada por um processo de degradação ambiental. Questionando este ritmo equivocado de exploração da natureza, a sustentabilidade aponta um novo caminho trazendo a necessidade de se estimular um pensamento complexo a respeito de causas e vias de resolução. Considerando que este caminho passa por um processo educativo de reorientação da relação dos humanos com a natureza, o presente trabalho objetivou a construção de um jogo sobre a temática do uso sustentável dos recursos naturais no Brasil, para ser utilizado tanto como uma ferramenta pedagógica num contexto escolar, bem como um jogo de entretenimento em situações extra-classe. O jogo, intitulado "Brasil Sustentável", é composto de tabuleiro, dado, peões e cartas, e os jogadores têm como tarefa realizar uma atividade sustentável em três estados brasileiros. Através das diferentes cartas é possível obter informações a respeito de pontos turísticos do país, infrações ambientais e sugestões de atitudes sustentáveis. Como jogo de caráter educativo, processos de aprendizagem tais como a cognição, a socialização, a motivação e a criatividade foram pensados no seu processo de elaboração, além de outros elementos considerados importantes para tornar o jogo atrativo e, portanto, potencializador da construção do conhecimento, como a estratégia, a informação, a sorte e o lúdico.  A aplicação do jogo ocorreu nos anos de 2009 e 2010 e se deu em três grupos: um formado por participantes de diferentes idades (25 a 36 anos), formações e conhecimento acerca do assunto, outro por alunos do 7º ano de uma escola municipal de Campinas e, por fim, alunos universitários cursando uma disciplina sobre ensino de zoologia/ecologia. A avaliação do jogo se deu através de entrevista estruturada, direcionada para cada grupo. O jogo foi bem aceito pelos jogadores dos três grupos que o consideraram informativo e divertido ao mesmo tempo, e fizeram algumas sugestões. Através do jogo foi possível abordar questões referentes às potencialidades de desenvolvimento de cada estado e a necessidade de utilizar seus recursos de forma que se mantenha o equilíbrio ambiental. A professora de ciências ainda confirmou a possibilidade de se estabelecer inter-relações entre os processos ambientais, históricos, econômicos, sociais e culturais. Também destacou a flexibilidade do jogo quanto à adequação ao tempo de aula disponível e ao número de alunos, já que ele permite partidas mais longas ou mais curtas e mais ou menos jogadores. Assim, verificou-se que o jogo "Brasil Sustentável" utilizado na escola com caráter pedagógico também pode atuar como instrumento educativo quando utilizado como jogo de entretenimento num contexto extra-classe, uma vez que também permite a aquisição de  conhecimentos diversos através da atividade lúdica. Pode-se considerar que enquanto jogo pedagógico ele permite que se aprenda brincando e enquanto jogo de entretenimento, que se brinque aprendendo.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.