Ferramenta de avaliação e perfil sócio-econômico de candidatos ao cursinho desafio

Marcos Antonio Marton Filho, Silvana Artioli Schellini, Lídia Raquel de Carvalho

Resumo


Os cursinhos são considerados promotores de inclusão social e exercem importante papel no contexto da Extensão Universitária da UNESP. O principal objetivo desses cursinhos é oferecer subsídios teóricos a alunos de baixa renda para aumentar-lhes as chances de ingressar no ensino superior ou em cursos profissionalizantes. Os vários anos de existência, assim como os crescentes investimentos em capacitação e infraestrutura, firmaram e deram maior visibilidade a essas instituições de ensino, com consequente aumento da procura por alunos oriundos de diversos segmentos sociais. Dessa forma, o acesso dos alunos mais carentes a esses cursinhos pode vir a ficar prejudicado, dada sua formação prévia insuficiente para concorrer à vaga. A equipe do Cursinho Desafio, o cursinho ministrado por alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu, desenvolveu uma ferramenta, traduzida por um aplicativo on-line, para auxiliar na avaliação do perfil socioeconômico dos candidatos a esse cursinho. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de relatar os resultados obtidos. Dos 733 inscritos no processo de ingresso ao Cursinho Desafio, foram avaliados 472 candidatos. Verificou-se grande procura do projeto por alunos de maior renda, demonstrando a necessidade de incluir o quesito socioeconômico no processo seletivo para o projeto, a fim de atingir com eficiência os alunos que realmente mais necessitam participar deste projeto de extensão.

Palavras-chave


Extensão Universitária. Inclusão social. Curso preparatório ao vestibular. Medicina. UNESP.

Texto completo:

PDF

Referências


GÜNTER, H. Como elaborar um questionário. Brasilia, DF: UnB, Laboratório de

Psicologia Ambiental, 2003. (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, n°

. 35 p.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou

Complementaridade?. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.