UNATI/FOSJC/UNESP: promovendo a cidadania e a saúde dos cidadãos da terceira idade

Fernando H Dantas, Sabrina A Feitosa, Tamara Nishijima Pupo Massagardi, Luciane N de Souza, Juliana B Marques, José Roberto Rodrigues, Vera Lúcia Ignácio Molina

Resumo


Objetivou-se avaliar a autopercepção dos idosos pertencentes à UNATI/FOSJC/UNESP quanto as condições da saúde bucal, por meio da entrevista semidiretiva e da aplicação do Índice de Gohai. O resultado obtido mostra uma condição bucal considerada de “regular” para “boa”. Esse resultado deriva da autopercepção que os entrevistados têm da própria boca, gengivas e dentes, e que justificam pelo fato de 59,26% não usarem próteses totais, apenas 20,40% portarem próteses parciais e 55,56% manterem, por seus critérios, boas condições das gengivas. Quando se relaciona a condição bucal à classe social a qual o idoso pertence, reafirma-se que ela é satisfatória, assim como relatam os diferentes estudos revisados. Apenas 5,26% dos pertencentes à classe média se auto-avaliam como “excelente”, enquanto 34,22% dessa classe e 10,53% dos pertencentes à chamada classe trabalhadora se auto-avaliam com “boa” condição bucal. Quanto ao perfil do entrevistado, 16,67% pertencem ao gênero masculino e 83,33% ao feminino e 51,85% são casados. Com relação à UNATI, 40,74% dos idosos a reconhecem como um centro de convivência, como espaço de atualização do conhecimento e rede de auxílio para novas amizades. Concluiu-se que: (1) o conhecimento sobre a autopercepção dos idosos da UNATI se revela pelo Índice de Gohai como “satisfatória”, segundo os critérios subjetivos, e pela ausência de qualquer incômodo nos últimos meses, devido a bons hábitos bucais, higienização e escolha do creme e da escova dental; (2) é necessário o conhecimento dos fatores epidemiológicos, por meio de exames clínicos, para colaborar na compreensão da auto-avaliação e também para identificar qualquer discrepância entre os critérios subjetivos e os técnicos e, assim, facilitar a elaboração de um programa e de ações educativas direcionando ao autodiagnóstico e autocuidado.


Palavras-chave


Saúde coletiva bucal. Educação em saúde bucal. Envelhecimento. Universidade da terceira idade.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.