Brinquedoteca científica na universidade: uma experiência de extensão e ensino de Física junto à comunidade

Deisy Piedade Munhoz Lopes, Alzira Cristina de Mello Stein-Barana, Leandro Xavier

Resumo


A Brinquedoteca Científica, é um espaço criado na UNESP, Departamento de Física campus de Rio Claro, com o objetivo de permitir que a comunidade extra-muros tenha acesso ao conhecimento científico disponível na universidade. Destina-se principalmente a estudantes do Ensino Fundamental, seus professores, professores de Instituições de Ensino Superior e outros interessados no tema. Ela possui um acervo de brinquedos e brinquedos-experimentos, onde atividades de Ciências são trabalhadas de forma lúdica através de oficinas com estudantes das escolas públicas e particulares da região. O professor de Ciências pode consultar e reproduzir seu acervo, pois ele é constituído de material de baixo custo e facilmente encontrado no mercado. Deste modo, disponibiliza-se ao professor uma ferramenta didáticaalternativa para o enriquecimento de suas aulas. Neste artigo é descrita a implantação, as características e a filosofia da Brinquedoteca Científica, um projeto de extensão que nasceu do desafio de levar a criança ao prazer da descoberta através da Ciência e em particular da Física.


Palavras-chave


Brinquedoteca. Ensino de Ciências. Extensão Universitária.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.