As ações do festival paralímpico do vale do Ivaí de Ivaiporã, Paraná

Andréia Paula Basei, Ricardo Alexandre Carminato

Resumo


Este texto tem por finalidade apresentar as experiências do evento de extensão denominado “Festival Paralímpico do Vale do Ivaí” de Ivaiporã, PR, realizado anualmente pelo Curso de Educação Física do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (DMO/UEM/CRV). O objetivo do evento é promover a inclusão social de pessoas com deficiências matriculadas na rede regular de ensino e escolas de educação especial, por meio da vivência prática para-desportiva do atletismo, atribuindo visibilidade as potencialidades desta população e, também, proporcionar aos acadêmicos o conhecimento teórico-prático da gestão e organização de um evento esportivo. O texto evidencia como é realizada a organização do Festival e apresenta um resgate histórico de sua trajetória. Destaca-se ao longo das edições, a expansão do evento entre os municípios da região centro-norte do estado, o aumento no número de escolas e pessoas com deficiência participantes e o maior envolvimento acadêmico e da comunidade em geral. As provas realizadas no evento caracterizam-se como de pista: sprint, fundo, meio fundo e revezamento e, provas de campo, as quais apresentam pouca variação desde a primeira edição. Conclui-se que a organização do evento é sempre marcada por inúmeros desafios que vão desde o planejamento, a logística, a infraestrutura e, especialmente, aos recursos disponíveis para atender todas as demandas e necessidades do público alvo. Entretanto, os legados do evento atingem tanto a esfera social quanto acadêmica e se configura como uma prática bem sucedida para a promoção da atividade física e esportiva para as pessoas com deficiência, para a integração e inclusão social e para a formação acadêmica/profissional qualificada.

   

Palavras-chave


Esporte adaptado; pessoas com deficiência; inclusão social; extensão universitária.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n° 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre o

desporto e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do

Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1998.

CESCA, Cleuza Gertrude Gimenes. Organização de eventos: manual para planejamento

e execução. 9.ed. São Paulo: Summus, 2008.

KORSAKAS, P.; RIZZI, E. G.; TSUKAMOTO, M. H. C.; GALATTI, L. R. Entre Meio e Fim: Um Caminho para o Direito ao Esporte. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 24, n. 1, p. 664–694, 2021.

MANTOAN, Maria Tereza Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

POIT, D. R. Organização de eventos esportivos. 4. ed. São Paulo: Ed. Forte, 2006.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional – Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas: 2017.

REICHENBERGER, Veronika et al. O desafio da inclusão de pessoas com deficiência na estratégia de enfrentamento à pandemia de COVID-19 no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 29, n. 5, e2020770, 2020.

REZENDE, A.L.G. Esporte e integração social. In: II Congresso Brasileiro e I Encontro Latino-Americano sobre Síndrome de Down, 1997. Brasília: Anais do Congresso. Brasília: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, 1997. 385 p., p. 305-307.

SARAIVA, J. P., et al. Desporto adaptado em Portugal: Do conceito à prática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 18, n. 5, pp. 623-635, 2013. Doi: 10.12820/rbafs.v.18n5p623.

SERON, Bruna Barboza; GREGUOL, Márcia. Esporte paralímpico na educação física: um facilitador no processo de inclusão. In: SERON, Bruna Barboza; BRANDOLIN, Fabio (Org.) Experiências no esporte paralímpico: um passo a favor da inclusão. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2020.

TUBINO, Manoel José Gomes. As dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.




DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p362-377

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.