Um modelo de atividade de extensão envolvendo conflitos socioambientais na Amazônia Oriental

Lucianne Farias da Silva, Ítala Tuanny Rodrigues Nepomuceno, Diani Fernanda da Silva Less, João Paulo Soares de Cortes

Resumo


A região Oeste do Pará passa pela expansão de um modelo de desenvolvimento econômico ligado à exportação de commodities minerais e agrícolas, o que tem intensificado os conflitos relacionados a diferentes perspectivas de uso e apropriação do território. Neste contexto, o projeto “Espaços Transversais: Perspectivas em Meio Ambiente” (ETPMA) tem proporcionado a abertura de espaços e fomentado debates entre diferentes setores da sociedade a respeito de temáticas socioambientais emergentes na região. Neste trabalho é apresentado o modelo de planejamento, execução e consolidação das ações do projeto a partir da experiência relacionada ao conflito entre comunidades tradicionais, quilombolas e ribeirinhas, e a atividade da Mineração Rio do Norte, localizada na região do Médio-Baixo Trombetas, município de Oriximiná-PA. A dinâmica de concepção e execução consiste em quatro etapas distintas, que, por sua vez, são pensadas e aprimoradas ao longo dos processos de intervenção, sendo elas a) selecionar temas relevantes, b) planejar o modelo ideal de intervenção, as parcerias e o público-alvo; c) executar as intervenções com atenção para métodos de avaliação das atividades e; d) discussão, consolidação e divulgação dos resultados obtidos. Esta metodologia possibilitou que a temática fosse satisfatoriamente abordada, propiciando a participação de diferentes atores, que puderam tecer suas contribuições para a compreensão da problemática em seus diversos aspectos, aproximando possíveis soluções. No que se refere ao tema do evento, os resultados evidenciam a importância da avaliação das atividades de intervenção do projeto, pois fornece elementos para melhoria contínua e trazem dados que podem ser úteis no melhor entendimento dos conflitos relacionados a atividade mineradora e seus impactos socioambientais. O modelo de concepção e execução das intervenções realizadas pelo projeto ETPMA tem possibilitado uma maior aproximação da universidade junto aos atores locais relacionados à área ambiental, entendimento dos conflitos emergentes na região e contribuído com a proposição de soluções.


Palavras-chave


Mineração; Impactos Ambientais; Recursos Hídricos; Porto Trombetas; Quilombo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p94-106

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.