PET-Saúde/interprofissionalidade: participação popular e controle social na formação em saúde

Flávia Castro Rosa, Isabela Cristina Santos Freire de Paula, Amanda Khetleen Gusso, Karoline Fernanda Zamboni Bonan, Victoria Iacono Casarin Olivo, Giovani Pereira, Bruna Menezes Mincov, Carolina Batista de Souza, Luciane Cristine Vendt, Rafael Gomes Ditterich, Regina Maria Ferreira Lang, Luís Felipe Ferro, Daiana Kloh Khalaf

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade foi uma iniciativa inaugurada pela parceria entre os Ministérios da Educação e Saúde para formar recursos humanos voltados ao SUS. O objetivo deste artigo é apresentar o relato da experiência do grupo tutorial “Educação Popular, Mobilização e Controle Social”, vinculado ao Projeto PET-Saúde desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná durante o período de abril a dezembro de 2019 cuja meta é fortalecer a participação popular no controle social das políticas públicas. Enquanto resultados, são apresentadas diferentes estratégias promovidas pelo coletivo para construir, junto com variados atores comunitários, conhecimento aplicado para o exercício do Controle Social. As atividades realizadas aconteceram no âmbito da Atenção Básica e também nos serviços de apoio à Saúde Mental, contemplando ações de educação em saúde e mobilização popular, além da participação ativa nos Conselhos e Conferências de Saúde. Portanto, a experiência ressalta a importância da elaboração e execução de estratégias formativas criativas, que aproximem a formação universitária da realidade regional, para o enfrentamento de diferentes problemáticas próprias ao Controle Social. Finalmente, o trabalho afirma a relevância do PET-Saúde e da interprofissionalidade para a ampliação e qualificação da participação popular, possibilitando o fortalecimento de práticas democráticas no SUS. 

 

Palavras-chave


Controle social formal; educação permanente; saúde pública.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p505-516

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