Formação continuada em um espaço museal: a matemática em foco

Sidineia Barrozo, Camila Fernanda Bassetto, Camila Silveira da Silva, Érica Regina Filletti, Érika Capelato, Jorge Manuel Vieira Capela, Marisa Veiga Capela

Resumo


Este trabalho relata a experiência de um projeto desenvolvido no Centro de Ciências de Araraquara (CCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que teve por objetivo oferecer aos professores do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Ensino do Município de Araraquara, uma complementação da formação inicial na área de Matemática, proporcionando o aprofundamento teórico dos conteúdos específicos da matéria por meio de metodologias diferenciadas, materiais didáticos acessíveis e atividades práticas que promovessem a reflexão, a experimentação e a criatividade. Os conteúdos foram definidos em conjunto com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e contemplaram as quatro operações básicas, medidas, uma introdução à geometria plana e espacial, probabilidade e estatística e educação financeira. Contemplando aulas teóricas e oficinas práticas, o trabalho foi desenvolvido em um semestre e teve a participação de professores em exercício no Ensino Fundamental I, professores formadores, coordenadores e supervisores de ensino da rede municipal, que levaram a experiência para as escolas onde atuavam. Assim, o projeto possibilitou a inserção dos materiais didáticos explorados em aulas dos docentes participantes, o aprimoramento da formação docente e o estreitamento da importante relação Universidade-Escola e Museu-Escola. O projeto contou com o apoio financeiro da PROEX/UNESP e da Prefeitura Municipal de Araraquara.

   

Palavras-chave


Formação continuada. Ensino Fundamental. Matemática. Centro de Ciências de Araraquara. Parceria Universidade-Escola.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p296-311

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