Validação de um manual de cuidados fisioterêuticos no pós-parto para puérperas

Jordana Barbosa Silva, Maria Izabel Feltrin, Laysse Candido da Silva, Gabrielle Esther Doi, Talita Gianello Gnoato Zotz, Raciele Ivandra Guarda Korelo, Rubneide Barreto Silva Gallo

Resumo


Cartilhas educativas podem ser utilizadas como instrumentos de promoção e prevenção da saúde, uma vez que auxiliam a ampliação da percepção do indivíduo em relação a própria saúde e podem favorecer a modificação de hábitos de vida. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar e validar uma cartilha educativa sobre atuação fisioterapêutica no puerpério imediato. O estudo foi conduzido em 5 fases: 1) busca científica sobre a prática baseada em evidência (PBE) e a atuação do fisioterapeuta no puérperio; 2) pesquisa de ilustração para as informações; 3) finalização do design; 4) avaliação de conteúdo por 10 juízes com especialização de Fisioterapia em Saúde da Mulher; 5) adequação e impressão do material avaliado por 80 puérperas. Para avaliar a validade do conteúdo, utilizou-se como ponto de corte o valor de 0,78 para conteúdo “relevante”, conforme o índice de validade do conteúdo (IVC). A cartilha intitulada de “Cuide no pós-parto: a Fisioterapia ajuda você” foi constituída de informações referentes a função respiratória, ao sistema musculoesquelético, ergonomia, amamentação, cuidados com a mama e a depressão pós-parto. O IVC entre os juízes foi igual a 1,00. As puérperas consideraram a cartilha adequada para intervenção, com temas relevantes, textos de linguagem simples e ilustrações necessárias para entender o conteúdo. A cartilha educativa produzida neste estudo pode ser considerada validada por juízes especialistas e pela população alvo.


Palavras-chave


Fisioterapia; Puerpério; Materiais de Ensino.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p209-222

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