Concepções de estudantes sobre o ensino de botânica em escolas estaduais de Vitória de Santo Antão-PE

Letícia Stéfany Santos de França, Suzana Cinthia Gomes de Medeiros Silva, Ricardo Sérgio da Silva

Resumo


A Botânica está presente em nosso meio desde os primórdios da humanidade, porém, os estudantes geralmente apresentam pouca afinidade pela disciplina, dentre os motivos para o estabelecer desse fato está a utilização de aulas tradicionais, com ênfase na memorização de conteúdos. Dessa forma, é necessário a aproximação do objeto de estudo à realidade dos estudantes, onde pode-se utilizar de plantas nativas em aulas práticas trazendo uma nova dimensão de entendimento aos estudantes, relacionando teoria e prática. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar as concepções de alunos do Ensino Médio de três Escolas Estaduais de Vitória de Santo Antão-PE. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem quali-quantitativa, os dados foram obtidos através de questionários aplicados com 118 alunos. A partir da análise dos questionários foi constatado que os alunos possuem pouca afinidade pelo conteúdo de Botânica e apresentaram conceitos simplistas e por vezes equivocados. Sendo assim, é imprescindível uma mudança na metodologia utilizada para ensinar Botânica. 


Palavras-chave


educação básica; prática pedagógica; ensino de ciências

Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, C. C.; FLORES, A. S. Concepções de estudantes de sétimo ano de uma escola de ensino fundamental sobre forma e função da flor em Boa Vista, Roraima. Boletim Do Museu Integrado de Roraima, Roraima, v. 10, n. 2, p. 40-47. 2016. Disponível em: https://www.uerr.edu.br/bolmirr/wp-content/uploads/2016/11/BOLMIRR-v102-Anjos-Flores.pdf . Acesso em: 31 out. 2019.

ARAÚJO, J.N.; SILVA, M. F.V. Analisando as percepções prévias e estudos de botânica por alunos do ensino médio. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, 4., 2018, Curitiba. Anais [...] Curitiba: EDUCERE, 2018. p. 1-14. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24310_12086.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto Editora Ltda. 1996. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fis2008/Bachelard1996.pdf.Acesso em: 31 outubro 2019.

BARDIN, LAURENCE. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011

BIZOTTO, F. M.; LOPES, G. N. P.; SANTOS, C. M. D. A vida desconhecida das plantas: concepções de alunos do Ensino Superior sobre evolução e diversidade das plantas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 15, n. 3, p. 394-411, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308668773_A_vida_desconhecida_das_plantas_concepcoes_de_alunos_do_Ensino_Superior_sobre_evolucao_e_diversidade_das_plantas/link/57ea749c08aeafc4e88a37aa/download.Acesso em: 31 out. 2019.

CECCANTINI, G. Os tecidos vegetais têm três dimensões. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo. v. 29, n. 2, p. 1-3, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042006000200015. Acesso em: 10 mar. 2019.

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

COSTA, L. O; WAIZBORT, R. F. Concepções de alunos do ensino médio sobre o tema Classificação Biológica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 667-680, 2013. Disponível em: https:www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/119/83.Acesso em: 31 out. 2019.

CUERDA, Josep. Atlas de Botânica. 5. ed. Espanha: Norma, 2009.

CUERDA, Josep. Atlas de Botânica. 5. ed. Espanha: Norma, 2009.

FAUSTINO, E. M. B. Compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a abordage, do conteúdo de Botânica. 2013. 34 f. . Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5137/1/PDF%20-%20Elizabete%20Maria%20Braga%20Faustino.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.

FAUSTINO, E. M. B. Compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a abordage, do conteúdo de Botânica. 2013. 34 f. . Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5137/1/PDF%20-%20Elizabete%20Maria%20Braga%20Faustino.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.

FAVATO, A.; ANDRIEN, I. A. importância da polinização por insetos na manutenção dos recursos naturais. Dia a Dia Educação, Curitiba, v. 15, p. 2532-8, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2532-8.pdf.Acesso em: 31 out. 2019.

FIGUEIREDO, J.A; COUTINHO, F.A.; AMARAL, F.C. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. In: ANAIS DO II SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO - CTS, 2012. São Paulo. Anais [...] São Paulo, 2011. p. 488-498. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/420/353. Acesso em: 2 abr. 2019.

FIGUEIREDO, J. A. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade: propostas de atividades didáticas para o estudo das flores nos cursos de ciências biológicas. 2009. 88 f. Tese (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática)- Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, Belo horizonte, 2009. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_FigueiredoJA_1.pdf .Acesso em: 1 mar. 2019.

FIGUEIREDO, J. A. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade: propostas de atividades didáticas para o estudo das flores nos cursos de ciências biológicas. 2009. 88 f. Tese (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática)- Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, Belo horizonte, 2009. Disponível em:http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_FigueiredoJA_1.pdf .Acesso em: 1 mar.2019.

FREITAS, D. S.; TOLENTINO, N. L. C. B.; SANEO, T.P. Conhecimento popular e científico na história das botânica. In: VIII ENPEC ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃI EM CIÊNCIAS.8, 2011, Campinas. Anais [...] Campinas: ABRAPEC,2011.p. 1-8. Disponível em:http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0484-2.pdf. Acesso em:17 set. 2019

GÜLLICH, R. I. C. A botânica e o seu ensino: história, concepção e currículo. 2003. 147 f. Tese (Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2003. Disponívelem:http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1999/Roque%20Ismael%20da%20Costa%20G%C3%BCllich.pdf?sequence=1. Acesso em: 1 mar. 2019.

LIMA, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre v. 24, n. 1, p. 1-24, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/22262/18278. Acesso em: 11 set. 2019.

LOPES, R. C. A.; PASIN, L. A. A. P. A importância da polinização para manutenção de recursos naturais. In: VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FEPI, 7., 2016, Itajubá. Anais [...] Itajubá: Revista Científica da FEPI, 2016. p. 1-3. Disponível em: http://revista.fepi.br/revista/index.php/revista/article/view/484/363.Acesso em: 31 out. 2019.

MELO, E. A.; ABREU, F. F; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, São Cristovão, v. 8, n. 10, p. 1-8, 2012. Disponível em: http://www.scientiaplena.org.br/ojs/index.php/sp/article/viewFile/492/575. Acesso em: 2 abr. 2019.

MELO, E. A.; ABREU, F. F; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, São Cristovão, v. 8, n. 10, p. 1-8, 2012. Disponível em:http://www.scientiaplena.org.br/ojs/index.php/sp/article/viewFile/492/575.Acesso em: 2 abr. 2019.

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasília: MPOG/IBGE, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/vitoria-de-santo-antao/panorama. Acesso em: 2 abr. 2019.

OLIVEIRA, C.A. Análise do ensino de botânica no Ensino fundamental II em Escolas Públicas de João Pessoa – Paraíba. 2012. 57 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2012. Disponível em: http://www.ccen.ufpb.br/cccb/contents/monografias/2012.1/analise-do-ensino-de-botanica-no-ensino-fundamental-ii-em-escolas-publicas-de-joao-pessoa-paraiba.pdf/view.Acesso em: 31 out. 2019.

OLIVEIRA, L.T.; ALBUQUERQUE, I. C. S.; SILVA, N. R. R. Jardim didático como ferramenta educacional para aulas de botânica no IERN. Holos, Rio Grande do Norte. V.4, n. 28, p. 1-8, 2012. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/539. Acesso em: 18 set. 2019.

PINTO, A. V. Importância das aulas práticas na disciplina de botânica. 2009. 15 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, 2009. Disponível em: https://www.fag.edu.br/upload/graduacao/tcc/522a54c63243f.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.

PUCINELLI, R. H. Aprendizado dos conceitos de flor e fruto e sua utilização pelos alunos de ciências biológicas do IB-USP. 2010. 192 f. Tese (mestrado)- Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-04082010-102930/publico/Ricardo_Henrique_Pucinelli.pdf.Acesso em: 31 out. 2019.

RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORU, Susan E. Biologia vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORU, Susan E. Biologia vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

RIVAS, M. I. E. Botânica no ensino médio:" bicho de sete cabeças" para professores e alunos? 2012. 45 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: ume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/72335/000873064.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 set. 2019.

SANTOS, D. B. D.; SILVA, C. D. D. D.; SALES, R. P. Concepções alternativas de estudantes de apicultura sobre abelhas e flores: um caminho para aprendizagem em biologia/Alternative conceptions of bee and flower beekeeping students: a way for learning in biology. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15828-15840, 2019. Disponível em:

SILVA, J. N.; LOPES, N. P. G. Botânica no Ensino Fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 13, n. 2, p. 115-136, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/263036652_Botanica_no_Ensino_Fundamental_diagnosticos_de_dificuldades_no_ensino_e_da_percepcao_e_representacao_da_biodiversidade_vegetal_por_estudantes_de_escolas_da_regiao_metropolitana_de_Sao_Paulo.Acesso em: 31 out. 2019.

SILVA, J. N.; LOPES, N. P. G. Botânica no Ensino Fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 13, n. 2, p. 115-136, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/263036652_Botanica_no_Ensino_Fundamental_diagnosticos_de_dificuldades_no_ensino_e_da_percepcao_e_representacao_da_biodiversidade_vegetal_por_estudantes_de_escolas_da_regiao_metropolitana_de_Sao_Paulo.Acesso em: 31 out. 2019.

SILVA, P. G. P. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 146 f. Tese (Doutorado Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102000. Acesso em: 11 set. 2019.

SILVA, P. G. P.; CAVASSAN, O. Avaliação das aulas práticas de botânica em ecossistemas naturais considerando-se os desenhos dos alunos e os aspectos morfológicos e cognitivos envolvidos. Mimesis, Bauru, v. 27, n. 2, p. 33-46, 2006. Disponível em: https://secure.usc.br/static/biblioteca/mimesis/mimesis_v27_n2_2006_art_02.pdf. Acesso em: 19 set. 2019.

VINHOLI, A. J.J. Contribuições dos saberes sobre plantas medicinais para o ensino de botânica na escola da comunidade quilombola Furnas do Dionísio Jaraguari, MS. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Campo Grande, 2009. Disponível em:

VINHOLI, J. A. J.; ZANON, A. M.; VARGAS, I. A. O ensino de biologia vegetal subsidiado pela teoria da aprendizagem significativa. e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.4, p.1381-1407 , 2018. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/33695. Acesso em: 11 set. 2019.

Viola, M. G. Estudo sobre a concepção de flor para educandos de uma escola estadual de educação básica em Porto Alegre, RS. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49333/000836677.pdf?sequence=1. Acesso em: 31 out. 2019.




DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p121-137

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.