Projeto Cão Cidadão UNESP: humanização da assistência odontológica transformando a ansiedade em entretenimento

Raquel Barroso Parra da Silva, Sandra Maria Herondina Coelho Ávila de Aguiar, Wilma de Arruda Tefi Marcondes, Valéria Nobre Leal Oliva, Bianca Rosatti Pires de Campos, Isadora Leão de Moraes

Resumo


Introdução: A terapia assistida por animais (TAA), também chamada de zooterapia, consiste na utilização de animais na terapia de seres humanos, principalmente nas sessões de psicoterapia, visando a socialização das pessoas, diminuição da ansiedade proveniente de várias causas, melhoria da auto-estima, do bom humor e dos relacionamentos, inclusive tem sido muito utilizada em tratamentos de pacientes portadores de necessidades especiais. Entende-se por Paciente Portador de Necessidades Especiais (PPNE), aquele que necessita de cuidados especiais por tempo indeterminado ou por parte de sua vida. Os portadores de deficiências físicas ou mentais, atualmente já não são vistos como muito diferentes, pois tratamentos cada vez mais precoces, terapias modernas e novas propostas educacionais estão mudando o perfil dessas pessoas e estimulando sua participação social como cidadãos. Com isso, os preconceitos que sempre cercaram os deficientes começam a diminuir. Objetivos: apresentar através do projeto “Cão Cidadão UNESP”, a utilização de cães da raça Retriever do Labrador, que apresentam características de inteligência, docilidade, robustez e prazer em servir, para interação dos pacientes do CAOE, para facilitar a aproximação e a criação de um vínculo afetivo com o cirurgião-dentista, diminuindo-lhes a aversão ao profissional e com isto viabilizar a realização de higienização buco-dental e futuros procedimentos clínicos nestes pacientes, além de amenizar a ansiedade desencadeada em função do tempo de espera pelo tratamento odontológico. Métodos: contato e passeio dos pacientes com os cães. Resultados: Pacientes mais calmos e relaxados, demonstrando que a TAA realmente diminui o estresse e facilita a aproximação dos profissionais com estes pacientes.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.