Atenção ao cotidiano para promover saúde mental: uma experiência extensionista
Resumo
Em contexto de expansão do sofrimento psíquico, inclusive no meio acadêmico, o modelo biomédico e a medicalização das dores humanas revelam-se ineficazes. A partir dessas provocações e do interesse em construir uma ação calcada na humanização da atenção à saúde mental criou-se o projeto de extensão “Garimpando o cotidiano” na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. O objetivo da iniciativa é realizargrupos de elaboração da experiência para promover a saúde mental da população de Diamantina (MG), abarcando as comunidades universitária e externa. A Fenomenologia é o referencial adotado, pois essa corrente fundamenta a valorização da atenção em acontecimentos cotidianos como estratégia de cuidado. A metodologia inspira-se no Programa Grupo Comunitário de Saúde Mental de Ribeirão Preto e na Terapia Comunitária Integrativa. Todos os encontros são abertos e de participação voluntária e incluem momentos de compartilhar elementos culturais reconhecidos como belos e acontecimentos significativos do dia a dia. Em 15 meses, realizaram-se 43 encontros: 23 nos dois CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da cidade, 2 em outras instituições de saúde e 18 na UFVJM, totalizando 1001 participantes. Cumpriram-se e superaram-se as metas estipuladas. O relato dos graduandos e pós-graduandos envolvidos e o retorno dos participantes indicam a pertinência da iniciativa em suscitar atenção aos processos pessoais e interpessoais de cuidado. Valorizar a beleza e riqueza do cotidiano favorece o empenho de cuidado com o outro e consigo mesmo, bem como capacita profissionais em formação a reconhecerem que toda pessoa possui habilidades, dificuldades, sofrimentos e capacidade de resiliência.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALES BELLO, A. Fenomenologia e Ciências Humanas: psicologia, história e religião. Trad. M. Mahfoud e M. Massimi. Bauru: Edusc, 2004.
ALMEIDA, H. O.; ALVES, N. M.; COSTA, M. P.; TRINDADE, E. M. V.; MUZA, G. M. Desenvolvendo competências em comunicação: uma experiência com a Medicina Narrativa. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 29, n. 3, p. 208-216, 2005.
ALVES, A. N. O.; MOREIRA, S. N. T.; AZEVEDO, G. D., ROCHA, V. M.; VILAR, M. J. A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 33, n. 4, p. 555-56, 2009. https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000400006
AMARAL, M. A inquietude diante do alastramento do deserto: breve reflexão sobre a atual crise na educação a partir de Hannah Arendt. Communio, Lisboa, v. 98, p. 441-449, 2008.
BARRETO, A. Terapia comunitária: passo a passo. 3ª. ed. Fortaleza: LCR, 2008.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. Modernidade, pluralismo e crise de sentido: a orientação do homem no mundo moderno. Trad. E. Orth. Petrópolis: Vozes. 2004.
BRICEÑO-LEÓN, R. Siete tesis sobre la educación sanitaria para la participación comunitaria. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 7-30, 1996. https://doi.org/10.1590/S0102-311X1996000100002
DIAS, M. Suicídio entre adolescentes e jovens não para de crescer no Brasil e no mundo. Revista Encontro, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://www.revistaencontro.com.br/canal/revista/2018/07/suicidio-entre-adolescentes-e-jovens-nao-para-de-crescer-no-brasil-e-n.html. Acesso em: 26 fev. 2020.
GERBALDO, T. B.; ARRUDA, A. T.; HORTA, B. L.; GARNELO, L. Avaliação da organização do cuidado em saúde mental na atenção básica à saúde do Brasil.Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1079-1094 2018. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00150
HUSSERL, E. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica. Trad. D. F. Ferrer. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2008.
ISHARA, S.; CARDOSO, C. L.; LOUREIRO, S. R. Grupo comunitário de saúde mental: conceito, delineamento metodológico e estudos. Ribeirão Preto: Nova Enfim, 2013.
JORGE, L. P.; AKAMA, C. T.; HALBOTH, N. V.; FERNANDES, R. A.; QUADROS, S. E.; LEITE, R. V. Garimpando o cotidiano: cultura, experiência e promoção da saúde mental. In: SEMANA DA INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SINTEGRA), 7., 2019, Diamantina. Anais [...]. Diamantina: SINTEGRA/UFVJM, 2019. p. 467-467.
LEITE, R. V.; JORGE, L. P. Contribuições da fenomenologia à educação médica: experiências de humanização. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FENOMENOLOGIA E PSICOLOGIA, 2.; CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E FENOMENOLOGIA, 4., 2019, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2019. p. 245-245.
MENDES LEMOS, P.; CELIO FREIRE, J. Os contornos tardo-modernos do sofrimento e do adoecimento psíquico: proposições éticas para o Centro de Atenção Psicossocial.Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 303-321, ago. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682011000200010. Acesso em: 26 fev. 2020.
OLIVEIRA, R. Depressão na universidade: como a pressão acadêmica afeta a saúde mental. GPS Lifetime, Brasília, DF, 19 jun. 2018. Disponível em: https://www.geledes.org.br/depressao-na-universidade-como-pressao-academica-afeta-saude-mental. Acesso em: 26 fev. 2020.
ONU. Saúde mental é ‘questão negligenciada’, mas chave para alcançar objetivos globais. Rio de Janeiro: Nações Unidas no Brasil,17 mai. 2018. Disponível em: https://nacoesunidas.org/saude-mental-e-questao-negligenciada-mas-chave-para-alcancar-objetivos-globais. Acesso em: 26 fev. 2020.
PEREIRA, J. C. C.; JORGE, L. P.; GASPAR, Y. E.; HALBOTH, N. V.; LEITE, R. V. Os grupos “Garimpando o cotidiano”: estratégia de promoção de redes de apoio e da saúde mental na UFVJM. In: CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DE TEÓFILO OTONI, 2., 2019, Teófilo Otoni. Anais [...]. Teófilo Otoni: UFVJM, 2019.
ROCHA, R. M. G.; CARDOSO, C. L. A experiência fenomenológica e o trabalho em grupo na saúde mental. Psicologia & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 29, e165053, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29165053
SANTOS, L. M.; DA ROS, M. A.; CREPALDI, M. A.; RAMOS, L. R. Grupos de promoção à saúde no desenvolvimento da autonomia, condições de vida e saúde.Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 346-352, 2006. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000200024
STEIN, E. Contribuiciones a la fundamentación filosófica de la psicología y de las ciencias del espíritu. In STEIN, E. (ed.). Obras completas: escritos filosóficos (etapa fenomenológica: 1915-1920). Trad. F. J. Sancho e col. Burgos: Monte Carmelo, 2005. v. 2, p. 207-520.
DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p402-414
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.