Aplicação de uma trilha interpretativa como ferramenta de educação ambiental

Luiz Mors Cabral, Vanessa Corrêa Balochini

Resumo


Nosso objetivo foi analisar o papel de uma trilha interpretativa como forma de passar conceitos de Educação Ambiental. Estruturada no entorno do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e contendo onze pontos interpretativos, a trilha foi aplicada em visitantes da Casa da Descoberta, o Museu de Ciências da UFF. Através da aplicação de questionários pré e pós-trilha, observou-se lacunas na formação dos visitantes de diferentes segmentos em relação à educação ambiental, um quadro que foi parcialmente revertido com a aplicação deste trabalho. Conclui-se que a trilha interpretativa é um dispositivo adequado para programas de Educação Ambiental no próprio espaço da universidade ressignificando os seus jardins para além dos fins estéticos, mas em espaços educativos.

   

Palavras-chave


Educação ambiental. Trilha interpretativa. Etnobotânica.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p415-421

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