Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA): a importância da (re) inserção de jovens e adultos nas práticas letradas por meio da alfabetização

Ana Suellen Martins, Flávia Ribeiro Zanella, Natália Arrighi, Elisa Malagutti, Yeda Midori Nakamura, Antonio Francisco Marques, Eliana Marques Zanata

Resumo


Introdução: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das modalidades de ensino da educação básica, que requer um olhar atento, uma vez que a população atendida traz características bem peculiares, que geralmente, demonstram um passado de exclusão e inacessibilidade aos ambientes escolares. Além de promover o acesso ao mundo da escrita, faz-se necessário ir além dos códigos, possibilitando a formação crítica e cidadã desse aluno que chega às salas de EJA em busca de melhores condições de vida. Assim, o PEJA, iniciado na UNESP de Bauru-SP em 1999, atualmente, encontra-se em dois locais, na cidade de Bauru- SP, com duas salas de alfabetização: uma dentro do próprio campus da UNESP, com alunos da comunidade, e, outra, num abrigo para pessoas com doenças mentais, mantido pela Sociedade Beneficente Cristã, mantenedora do então Hospital Psiquiátrico de Bauru-Paiva, fechado em 2005. Objetivos: atender a jovens e adultos, que ainda não concluíram sua escolarização, oferecendo práticas educativas, que possibilitem o conhecimento das atividades básicas cotidianas, nas quais o uso da leitura e escrita se faz necessário, e incluí-los em processos mais amplos de socialização, perpassando desde o cuidado consigo mesmo até a melhoria das relações sociais e interpessoais. Métodos: No campus, as aulas ocorrem todos os dias, enquanto no Paiva elas ocorrem duas vezes por semana. A duração de cada aula, nos dois ambientes, é de 2h diárias. Enfatiza-se o trabalho de alfabetização baseado em conteúdos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, havendo as devidas adequações para o público atendido. Há a exibição de vídeos e filmes correlacionados com os conteúdos abordados, a fim de variar a metodologia adotada durante as demais aulas. Semanalmente, acontecem reuniões de orientação com os professores coordenadores, em que se discute metodologia de ensino, principais fatos que ocorreram durante a semana e participação dos universitários, que atuam como docentes no projeto, bem como a participação em eventos acadêmico-científicos da área. Resultados: Elencamos a alfabetização dos sujeitos atendidos pelo projeto e a sua inserção nas práticas letradas da sociedade e o interesse deles em prosseguir nos estudos. Além de terem contato com as produções escritas, eles têm a chance de se reconhecerem enquanto sujeitos capazes de fazerem as suas próprias escolhas e de cuidarem de si mesmos, sendo capazes de resgatarem a experiência vivida e, ao mesmo tempo, recriá-la.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.