A extensão universitária como ferramenta de promoção da saúde em assentamentos rurais

Fabiana Meneghetti Dallacosta, Marcia Terezinha da Rocha Restelatto

Resumo


A extensão universitária é um dos pilares da Universidade e configura uma importante atividade que beneficia alunos e comunidade. Este projeto de extensão teve como objetivo levar conhecimento, informação e prestar atendimento para promoção de saúde a uma comunidade de assentados rurais do interior de Santa Catarina e contou com a participação de alunos do curso de Enfermagem e Odontologia. Foram realizadas atividades de orientações de saúde, análise de dados antropométricos de adultos e crianças e realização de atividades lúdicas para promoção da saúde, entre os anos 2016 e 2017. Concluiu-se que as comunidades que vivem em assentamentos são carentes de maior investimento público para saúde, pois foram observados problemas de higiene, saúde bucal e má qualidade alimentar. A extensão universitária mostrou-se uma excelente oportunidade de aproximar alunos e sociedade, fortalecendo a promoção da saúde.

Palavras-chave


Relações Comunidade-Instituição; Enfermagem; Odontologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p138-145

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.