Laboratório de investigação de paternidade – FCF-UNESP: histórico e atualidades

Danilo Faustino Braganholi, Joyce Aparecida Martins, Raquel Figueiredo, Regina Maria Barreto Cicarelli, Greiciane Gaburro Paneto, Jeane Cristina Costa, Maria Angélica de Camargo, Juliana Wild Campos, Aline Carolina Omai de Mello

Resumo


Introdução: Desde os primórdios da civilização, o homem busca suas raízes biológicas, hoje, a determinação de vínculo biológico é direito do cidadão. A identificação humana pelo DNA tornou-se ferramenta importantíssima na determinação de paternidade e/ou vínculo biológico em perícias forenses. O laboratório iniciou suas atividades de extensão à comunidade em março de 2001, realizando perícias de investigação de paternidade com tecnologia avançada na análise de DNA, uma prestação de serviços necessária devido à grande procura por parte do Poder Público para esclarecimento de processos jurídicos para determinação da identidade biológica do indivíduo e relação de vínculo genético com os ascendentes. Objetivos: O laboratório oferece um serviço extremamente qualificado e por um preço justo, permitindo que a população de menor poder aquisitivo também tenha acesso a esses tipos de exames, usufruindo dos recursos humanos altamente qualificados envolvidos na elaboração das perícias. A equipe do Laboratório (bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos) também desenvolve pesquisas na área de genética de populações, publicadas em revistas internacionais de alto impacto, incrementando as informações técnico-científicas na área de identificação humana pelo DNA e ampliando os dados estatísticos da população de Araraquara e região, ainda muito incipientes no Brasil. Métodos: A metodologia e reagentes empregados no exame obedecem aos padrões consensuais na área de Identificação Humana. Anualmente participamos do controle de qualidade do GEP-ISFG (Grupo Espanhol e Português da International Society of Forensic Genetics). O Laboratório oferece distintas possibilidades técnicas para a determinação de paternidade, uma vez que esta pode ser realizada utilizando-se amostra do suposto pai ou de indivíduos relacionados a este. Para tanto, utiliza as análises de 16 STRs autossômicos, e sempre que necessário, as regiões 12 Y-STRs, 10 X-STRs e do DNA mitocondrial. Todo o recurso arrecadado é recolhido pela Seção de Finanças, sendo 15% do montante repassado para o PADC-CPP. Resultados: Até o momento: 210 Perícias para determinação do vínculo genético: 45% judiciais e 55% particulares, 82,96% Trio completo, 6,6% Ausência da Mãe e Reconstrução, 3,84% Perícias Criminais e Coleta de sangue para o MESC: mais de 2.200 indivíduos e 2 mutirões (400 famílias/ mutirão). Publicações Internacionais - 10, Eventos Científicos – 31: 08 Internacionais, 03 Prêmios.Resumo: O Laboratório de Investigação de Paternidade – FCF-UNESP trata-se de atividade de extensão universitária envolvendo a prestação de serviços à comunidade, a formação de recursos humanos altamente qualificados e o desenvolvimento científico institucional.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.