Astronomia nas escolas

Natália Silva de Lima, André Boaventura, Janine Ameku Neves, Guilherme Yonashiro Marcelino, Ricardo Silva Salmazo, Angel Fidel Vilche Peña

Resumo


Introdução: O projeto Astronomia nas escolas consiste em levar as escolas da cidade de Presidente Prudente, apresentações de palestras com temas sobre astronomia, seguidas - sempre que possível -de observações astronômicas com distribuição de cartas celestes. Acreditamos que, por meio deste trabalho, conseguimos despertar o interesse de estudantes para essa fascinante área do conhecimento que a humanidade vem construindo. Objetivos: Auxiliar os estudantes a construir ou ampliar seus conhecimentos sobre astronomia por meio do trabalho de divulgação desta ciência, trazendo-lhes informações de modo que desperte e instigue curiosidade e interesse. Possibilitar o contato dos estudantes com telescópio para realizarem observações astronômicas. Métodos: Grupos de estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática se revezam e montam apresentações que serão projetadas em multimídia, com temas e curiosidades sobre o Universo e o Sistema Solar. Tais apresentações são realizadas em escolas de Presidente Prudente para o público do ensino médio e fundamental. São distribuídas cartas celestes e trabalhado o modo como utilizá-las. Sempre que possível é levado até o local um telescópio da Universidade (UNESP) que é utilizado para a observação da Lua, planetas e aglomerados visíveis na ocasião. Resultados: Percebemos interesse por parte dos estudantes que se mostram curiosos sobre os assuntos abordados, explicitando diversas dúvidas e idéias que surgem no decorrer das apresentações. Vários alunos nunca haviam tido a oportunidade de ter contato com um telescópio o que os deixam muito instigados com relação à observação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.