Controle reprodutivo de caninos e felinos no município de Jaboticabal. I interação de projeto social com pesquisas científicas

Jeffrey Frederico Lui, Gilson Hélio Toniollo, Diego José Cardilli, Fabiana de Azevedo Voorwald, Meire Christina Seki, Karen Vicente Diagone, Marco Augusto Machado Silva

Resumo


Introdução: o excesso de animais das espécies canina e felina, principalmente, pode causar uma série de transtornos a população. Sabe-se que a esterilização cirúrgica é importante e atende a legislação atual além de propiciar bem-estar animal, principalmente com qualidade de vida melhor e maior longevidade, além de evitar o nascimento de crias indesejáveis e sem condição de sobrevivência adequada. Visando também a diminuição dos riscos com acidentes por mordeduras, arranhaduras, transmissão de zoonoses, atropelamentos e prejuízos para a saúde pública. Objetivos: o projeto em desenvolvimento tem como objetivo a esterilização cirúrgica de caninos e felinos errantes ou não como ferramenta eficiente e definitiva no controle reprodutivo destas espécies no Município de Jaboticabal. Paralelamente aos objetivos iniciais propostos, auxiliará de modo direto o desenvolvimento de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação com o fornecimento de material biológico e dados dos animais que são submetidos à esterilização. Métodos: além da técnica convencional de esterilização por ovariohisterectomia em animais previamente submetidos ao pré-cirurgico com relaxantes musculares, analgésicos e anestésicos, trabalhos paralelos em desenvolvimento por discentes utilizam material biológico dos animais esterilizados e propiciam: a avaliação da dor pósoperatória e a resposta inflamatória sistêmica e do estresse nos animais submetidos a ovariohisterectomia por laparoscopia e método convencional, a análise histológica e morfometria do aparelho reprodutivo, a identificação de clamidíase em felinos e identificação de antígenos correlatos, e a imunolocalização e quantificação de fatores de crescimento IGF-I e EGF em ovários e seus efeitos sobre a maturação in vitro de oócitos e avaliação nuclear, além da imunolocalização e quantificação de proteínas no trato reprodutivo de cadelas submetidas à esterilização nas diferentes fases do ciclo estral. Resultados: no primeiro semestre do presente ano, 746 caninos e felinos foram esterilizados cirurgicamente, sendo que destes, 72% eram fêmeas. A participação de alunos de graduação e recém formados (estagiários) está sendo muito bem recebida, uma vez que os mesmos estão tendo a oportunidade de praticarem a arte da cirurgia supervisionados por médicos veterinários gabaritados, além da inclusão num projeto de âmbito social que atende principalmente a classe social de baixa renda.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.