A contribuição da comunicação social na extensão universitária: a experiência do programa “para saber viver” da UNIVALI/SC

Anahi Machado Quiroga, Carlos Golembiewski, Cristiane do Carmo Badin, Cristiane Maria Riffel, Daiana Gonçalves, Janete Jane Cardozo da Silveira, Josiane Ugolini

Resumo


A Univali desenvolve o Programa de Extensão “Para Saber Viver” que se constitui numa proposta de trabalho multiprofissional envolvendo professores e alunos da área da saúde, educação e comunicação. O trabalho objetiva o desenvolvimento de ações educativas integradas voltadas às necessidades básicas de informação, educação e saúde. Para tanto, o grupo de professores e bolsistas do curso de Comunicação Social é responsável por planejar e executar a comunicação do Programa. A equipe desenvolve ações como elaboração do Informativo Diz Aí, produção de material gráfico, cartazes e folderes, programa de rádio e comunicação interna. As ações tem proporcionado a integração das equipes que atuam nos projetos e a socialização dos propósitos do Programa junto às comunidades envolvidas. Constata-se ainda que o trabalho cria a oportunidade de reflexão sobre o papel que o curso de Comunicação Social e suas habilitações desempenha na extensão universitária. A experiência tem contribuído para que os profissionais envolvidos compreendam que a Comunicação Social constitui-se em atividade meio que promove estratégias de divulgação, relacionamento e integração com os diversos públicos envolvidos no Programa, essenciais para as ações educativas integradas em torno da temática Educação, Saúde e Cidadania.

Palavras-chave


Comunicação. Equipe multiprofissional. Univali.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

HENRIQUES, M. S (Org.). Comunicação e estratégias de mobilização social. Belo

Horizonte: Dom Bosco, 2002.

TORO, P.; WERNECK T. Mobilização social: um modo de construir a cidadania e a

participação. Brasília: Ministério da Justiça, 1997.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.