Inclusão digital para os alunos da UNATI – UNESP/Marília

Odília Barbosa Ribeiro, Laura Akie Saito Inafuko, Fernando Luiz Vechiato, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Resumo


Introdução: Para proporcionar ambientes de inclusão social por meio do compartilhamento de experiências e conhecimento, a UNESP abriu suas portas e criou o projeto de extensão universitária Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), oferecendo atividades e cursos voltados para o interesse de pessoas a partir dos 55 anos de idade. Destacam-se os cursos de informática que promovem o ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como proposta de inclusão dos alunos idosos na Sociedade da Informação. Objetivos: Os cursos de informática objetivam incluir os alunos no mundo digital por meio do uso das tecnologias e do acesso a informações relevantes de acordo com suas necessidades atuais, e orientá-los sobre o uso responsável das informações disponibilizadas em ambientes informacionais da World Wide Web. Métodos: São ministrados dois cursos: “Formas de comunicação na Internet”, e “Tecnologias de Informação e Comunicação, com enfoque aos ambientes colaborativos”, abordando conteúdos a fim de promover discussões mais direcionadas ao uso da informação digital, como relevância de informações, direitos autorais e posicionamento do idoso frente às novas tecnologias. A preparação das aulas e a definição de conteúdo são baseadas nas necessidades dos alunos, geralmente, feito por meio da aplicação de grupos focais. Foi criado o blog Internautis (http://internautis.wordpress.com) para disponibilizar o cronograma de atividades e o conteúdo das aulas, bem como para interação e comentários dos alunos. Resultados: No decorrer do primeiro curso percebeu-se uma evolução no processo de aprendizagem e uma elevação na auto-estima dos alunos, possibilitando maior integração no convívio social/familiar, pois começaram a utilizar os recursos tecnológicos para comunicação e produção intelectual. O segundo curso está auxiliando, as pesquisas acadêmicas dos professores por meio da observação dos alunos durante as atividades de utilização de ambientes informacionais digitais colaborativos, bem como das discussões realizadas em aulas. Acrescido a isso, esses cursos possibilitaram a integração intergeracional dos alunos da UNATI com os alunos de graduação e de pósgraduação vinculados ao curso de graduação em Biblioteconomia, ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e ao Grupo de Pesquisa–Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI).

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.