Difusão de tecnologia em manejo e produção de orquídeas

Muricy Eduardo da Sila Pereira de Morais, Kathia Fernandes Lopes Pivetta, Aline Antoniali Zancheta, Maristela Teixeira Silva

Resumo


Introdução: As orquídeas são apreciadas em todo o mundo devido à beleza de suas flores, extremamente variadas em tamanho, forma, cor e fragrâncias. É a ornamental que reúne o maior número de colecionadores, tanto profissional como amadores. No entanto, há sempre muitas dúvidas relacionadas ao manejo sendo uma das plantas que mais há consultas na área de plantas ornamentais da Unesp, Campus de Jaboticabal. Objetivos: Desta forma, o objetivo deste trabalho foi difundir tecnologia de manejo de orquídeas por meio de incentivo a visitas ao orquidário da Unesp, Campus de Jaboticabal, instalação de stands em feiras e palestras em instituições filantrópicas. Métodos: O trabalho teve início em agosto de 2008, foi realizado, inicialmente, um treinamento com alunos de Graduação e Pós-Graduação da Unesp, Campus de Jaboticabal, a fim de que pudessem dar informações seguras, de ordem técnica e ou científica. Foi feita a reforma do orquidário da Unesp, Campus de Jaboticabal, sediado no Viveiro Experimental de Plantas Ornamentais e Florestais que abriga várias espécies e está em fase de ampliação e um trabalho junto à mídia local no sentido de incentivar as visitas, com horários programados, de forma que fossem guiadas por alunos treinados. Também foram preparados folders, cartazes e pôsteres de trabalhos científicos para utilização em feiras específicas de orquídeas e outras. Os alunos que receberam treinamento promoveram palestras em instituições filantrópicas e no Viveiro Experimental onde se encontra o orquidário. Resultados: Durante esse período o orquidário efetuou várias visitas a colecionadores, atendeu várias visitas no orquidário, participou de 3 exposições regionais de orquídeas levando com isso, conhecimento, informações e tecnologia para mais de 500 pessoas. Foram realizadas também 2 palestras em instituições filantrópicas, 2 em bairros da periferia, e 2 no orquidário da Unesp, Jaboticabal, proporcionando grande satisfação aos ouvintes.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.