Observatório de política externa brasileira

Adriana Suzart de Pádua, Suzeley Kalil Mathias, Celeste de Arantes Lazzerini, Felipe dos Santos, Patrícia Carmos, Rafael Augusto Ribeiro de Almeida, Bruna Hunger Ribeiro, Felipe Garcia Moreira, Juliana Yumi Aoki, Flávio Augusto Lira Nascimento

Resumo


Introdução: O Observatório de Política Externa Brasileira (OPEB) é um projeto de informação semanal realizado por meio da produção de resenhas de notícias que tem por tema central a Política Exterior do Brasil e de outros países do Cone Sul, bem como seus desdobramentos. Objetivos: Prestar informações gratuitas e de livre acesso, facilitando o conhecimento de dados selecionados e organizados sobre Política Externa Brasileira, Difundir uma cultura democrática e de paz que promova a resolução pacífica de conflitos na área de política exterior, Estimular o desenvolvimento da área de Relações Internacionais na academia, com incentivo à pesquisa e ao estudo de Política Externa Brasileira, Por meio da disponibilidade de informações, fortalecer o interesse da comunidade em geral pelo acompanhamento das políticas públicas, em especial aquelas da área de relações internacionais. Métodos: As resenhas são feitas a partir da leitura de jornais de grande circulação no país: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Tais resenhas são disponibilizadas eletronicamente para todos aqueles que desejarem recebê-la, bastando para tal subscrever-se à Lista. Paralelamente, mas com uma linguagem mais analítica, serão produzidas resenhas mensais utilizando não apenas as Fontes semanais, mas incluindo outros periódicos, conforme abaixo indicado. Resultados: Na atual fase de desenvolvimento do projeto, o OPEB, vinculado ao Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), da UNESP-Franca, trabalha em parceria com a Universidade Nacional de Rosário (Argentina), com a Universidade da República (Uruguai) e com a Universidade Católica de Assunção (UCA), bem como com a Universidade Nacional de Assunção (UNA), (Paraguai), que produzem informes a respeito de suas políticas externas. Tal parceria possibilita o intercâmbio acadêmico e troca de experiências, o que é importante para os alunos que frequentam o Curso de Relações Internacionais.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.