PETiscos: relato de ação de extensão sobre educação nutricional de cães e gatos com crianças do ensino fundamental

Ana Júlia Guollo, Bárbara Maestro Lamonega, Fernanda Vieira Faria Bastos, Stephanie Simonetto Piani, Eunice Akemi Kitamura, André Luis Fachini Souza

Resumo


O objetivo deste relato é descrever uma ação de extensão sobre educação nutricional de cães e gatos com alunos do sexto ano de uma escola estadual de ensino fundamental de Araquari - SC, o projeto de extensão é intitulado "PETiscos", um subprojeto do projeto de ensino Veterinário do Bem, desenvolvido no Curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Araquari. A iniciativa foi organizada em três fases; inicialmente, a equipe apresentou o projeto e a proposta de execução, aplicando um questionário para diagnosticar os hábitos nutricionais dos animais de estimação e o número de cães e gatos nas casas dos alunos. Os resultados mostraram que 87% tinham um ou mais animais e costumavam oferecer vários alimentos para esses animais. Posteriormente, os alunos foram organizados em grupos e elaboraram uma receita de petisco para cães e gatos produzidos a partir de produtos naturais e não tóxicos, considerando várias questões referentes ao manejo nutricional adequado. A iniciativa terminou com um jogo de perguntas e respostas para verificar o grau de assimilação das informações adquiridas na iniciativa. A equipe focou em desconstruir alguns conceitos e práticas inadequadas, além de desenvolver maior conscientização e responsabilidade no manejo nutricional adequado para os cães e gatos dos alunos participantes.

Palavras-chave


Animais de companhia. Conscientização. Estudantes. Nutrição. Saúde animal.

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