A consciência ambiental e a implantação da reciclagem e da coleta seletiva no município de Ourinhos

Marcelo de Souza Pereira, Paulo Fernando Cirino Mourão, Lirian Melchior

Resumo


Introdução: Atualmente, com o advento da tecnologia e o processo de urbanização consolidado, a humanidade passa a enfrentar novos problemas de diversos aspectos (ambiental, político,social etc), como a degradação ambiental, a concentração de riqueza, a favelização, a excessiva produção de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, que poluem o solo, as águas e o ar. Todo esse contexto lastimável ocorre principalmente devido ao modo de produção capitalista que reforça desigualdades e acelera a a produção material. Diante deste contexto faz-se necessária uma maior atenção do poder público, da comunidade e de empresas privadas para a questão ambiental e, principalmente, para a questão da geração de resíduos sólidos. Objetivos: Desta forma, este trabalho tem como objetivo identificar ações capazes de estimular a reavaliação de comportamento da população e incentivar a formação de uma nova consciência ambiental, capaz de apresentar aos cidadãos um resultado prático palpável e revelador de melhoria na qualidade ambiental e de vida. Para isto, buscaremos elaborar e desenvolver um programa de educação ambiental com alunos do ensino público na cidade de Ourinhos, dando assim, suporte a ampliação da coleta seletiva e da consciência ambiental realizada no município. Métodos: Para isso, temos nos dedicado às leituras sobre o gerenciamento integrado de resíduos sólidos, bem como, literaturas sobre a educação, em seu sentido mais amplo, focando nossos esforços para desenvolver um bom programa de educação ambiental a ser aplicado nas escolas. Assim, temos realizado encontros com a secretaria Municipal de Educação, para buscar o envolvimento pleno de professores e alunos na elaboração e divulgação deste programa, enquanto agentes disseminadores, buscando assim, a eficácia de um projeto de coleta seletiva em toda cidade de Ourinhos. Resultados: Os resultados obtidos até o momento foram: -aproximação com a rede municipal de ensino para elaboração do programa de educação ambiental do município, -divulgação, domiciliar, realizada pelos catadores da associação Recicla Ourinhos e alunos da UNESP com folhetos explicativos sobre a importância da coleta seletiva e a maneira de como separar o material reciclável em casa. E, ainda, estamos desenvolvendo estudos para futuras confecções de materiais didáticos, cartilhas, vídeos e CD-ROMs, para servir de instrumento de trabalho pedagógico no ambiente escolar. Acreditamos que o projeto de implantação de coleta seletiva no município somente terá sucesso a medida que conseguirmos conscientizar a população da importância de separar os lixo doméstico, possibilitando assim, uma melhor qualidade de vida aos catadores que poderão ser retirados definitivamente do aterro, e minimizando a degradação ambiental que causamos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.