Criação de um CD Linux autoinicializável com ferramentas educacionais

Renato de Oliveira Diogo, Marcos Antônio Cavenaghi, Roberta Ulson Spolon, Aparecido Nilceu Marana

Resumo


Introdução: Em 1984, foi lançado o projeto GNU, um sistema operacional com a intenção de ser completo e livre, sendo compatível com o UNIX e com suporte a processadores x86. Por algumas dificuldades encontradas no projeto, atualmente este usa como núcleo do sistema o Linux, cujo inicio do projeto foi em 1991 pelo estudante finlandês Linus Torvalds, sendo popularmente conhecido como GNU/Linux. Esse sistema é livre e pode ser encontrado na Internet para baixar, ou por outros meios. Porém o Linux é muito popular no meio acadêmico, mas encontra resistência e dificuldades pelos usuários comuns para o seu uso. Objetivos: Criação de um CD Linux auto inicializável com tipos de ferramentas e aplicativos mais usados em computadores por usuários comuns, empregando um enfoque maior em aplicativos educacionais, para auxílio ao aprendizado desse sistema operacional. Métodos: Escolhida a distribuição Kurumin, por oferecer três características relevantes ao objetivo. A primeira oferece um excelente suporte à língua portuguesa e, como o objetivo inicial do projeto Kurumin era a criação de uma distribuição que não necessitasse instalar no computador para funcionar e que coubesse em um mini-CD, seu tamanho é bastante reduzido. Outra característica apresentada é a presença de ferramenta-auxílio para a geração de um novo CD personalizado. Alguns dos pacotes inseridos foram aproveitados de pesquisas feitas em projetos anteriores. Resultados: Baseado na dificuldade de aprendizagem do sistema operacional Linux foi criado um CD visando alcançar os alunos de escolas públicas, para oconhecimento de um novo SO. Esse CD contém pacotes com diversos tipos de aplicativos, como ferramentas voltadas a Internet para navegação, como o Mozilla FireFox, leitura de e-mails e notícias, desenvolvimento de páginas e ferramentas voltadas a escritório, como o OpenOffice.org, um pacote que oferece a criação de documentos, planilhas eletrônicas, apresentações entre outros aplicativos. Também foi focada a inserção de pacotes voltados à educação, na forma de jogos ou na forma de exposições gráficas e sonoras, auxiliando no aprendizado do alfabeto, matemática, cores e formas geométricas. Entre eles encontra-se o GCompris, KAtomic, KStars, dicionários em diversas línguas, Kturtle, entre outros. Essa versão do CD utiliza o ambiente gráfico KDE executado sobre o XFree86. Esta combinação oferece uma semelhança ao Windows. A escolha dos pacotes foi baseada em licença livre e por sua maior parte possuir suporte à língua portuguesa. Conclusões: As expectativas sobre a criação do CD foram alcançadas facilitando a difusão (por ser livre) desse SO e o nível de aceitação foi alto diminuindo o grau de dificuldade de implantação do sistema nos meios acadêmicos e fora deles.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.