Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil

Viviane Pereira de Mello, Ana Paula Cordeiro, Raquel Granja Di Mônaco, Mariângela Silva, Elijane Santos, Taís Angélica Ribeiro, Reginaldo Tomé Araújo, Michelle Aparecida Souto

Resumo


Introdução: O projeto LUDIBUS, ligado ao Departamento de Didática da FFC-UNESP, Campus de Marília, tem como principal característica um ônibus adaptado e adequado para o desenvolvimento de atividades artísticas, lúdicas e literárias e visa levar propostas de oficinas no campo da arte e do lúdico às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e programas culturais do município. Objetivos: O projeto está em consonância com os objetivos contidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao buscar privilegiar atividades que contribuam para uma formação mais completa dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do I e II ciclos. Também pretende desenvolver um trabalho que integre a universidade com as escolas e a comunidade, levando professores da rede pública e estudantes participantes do projeto a trocarem idéias e experiências nas áreas da arte, do lúdico e da literatura. Métodos: No ano de 2005, estabelecemos parcerias com uma EMEF da cidade de Marília, SP, com o CCI- Centro de Convivência Infantil da FFC e com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo da cidade de Marília, através de nossa participação no PIC- (Programa de Integração Comunitária), que visa levar cultura, lazer e Turismo aos bairros da cidade. O projeto conta com cincoalunos bolsistas, dois alunos voluntários do curso de Pedagogia e uma aluna voluntária da UNATI- (Universidade Aberta à 3ª Idade) da FFC- UNESP, além da professora coordenadora. Os integrantes do projeto propõem e desenvolvem oficinas envolvendo jogos, brincadeiras, artes (pintura, desenho, colagem, teatro), sempre com vistas aos processos de criação dos alunos e crianças dos bairros visitados. Resultados: Através do trabalho que vem sendo desenvolvido, observamos que os alunos bolsistas passam a ter um maior contato com a realidade educacional e condições de elaborar projetos de pesquisa nas áreas trabalhadas, alunos das escolas aprendem de forma lúdica e prazerosa e a comunidade dos bairros de Marília beneficiada através do PIC, passa a ter maior contato com a leitura e a valorizar as diversas formas de manifestações artísticas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.