POPNews: divulgando a neurociência através de uma rede social

Alexandre Garcia dos Santos, Maria Eduarda Ziani Gutierrez, Rui Seabra Machado, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


A divulgação de conhecimentos sobre como o cérebro funciona junto à população é importante, especialmente no contexto escolar. As redes sociais têm se mostrado ferramentas com grande potencial para a divulgação de informações devido ao seu amplo alcance e número de usuários. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar ações realizadas para a divulgação de temas relacionados à neurociência através da rede social Facebook®, na página do POPNeuro, vinculada ao programa de extensão “POPNEURO: Ações para Divulgação e Popularização da Neurociência”. Inicialmente, em 2013 foi criada a página no Facebook®  denominada “Neurociência na Escola” com o intuito de divulgar conhecimentos de cunho científico relacionados à neurociência aplicada à educação, o que era feito a partir do compartilhamento de materiais relacionados à estas áreas publicados em outras páginas. Para fazer melhor uso do espaço, em 2017 foi formada uma equipe de estudantes vinculados ao POPNeuro para redigir textos próprios, no formato de postagens, abordando temas relacionados à neurociência e educação de forma mais atrativa e de fácil compreensão. A postagem do material era realizada duas vezes por semana, seguindo um cronograma de temas previamente criado pela equipe, com supervisão de uma docente neurocientista. Atualmente, a página “Neurociência na Escola” conta com 1.984 seguidores. Além disso, as postagens criadas pela equipe tem tido grande alcance, o que gera reações/cliques dos usuários, demonstrando assim que as redes podem ser espaços profícuos para divulgação séria e responsável de informações científicas, e que a criação de textos com linguagem acessível é importante para qualificar o uso deste tipo de ferramenta. Assim, destacamos que a utilização das redes sociais para a divulgação de conhecimentos científicos pode ser um meio eficaz para a apropriação de conhecimento científico relacionado à neurociência pela comunidade, por seu acesso fácil para o grande público.


Palavras-chave


Cérebro. Facebook®. Divulgação científica. Sistema Nervoso.

Texto completo:

PDF

Referências


BUENO, O. F. A.; EKUNI, R.; ZEGGIO, L. Caçadores de neurônios: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Memnon, 2015.

CHRISTODOULOU, L. M. M.Dispelling the Myth. Training in Education or Neuroscience Decreases but Does Not Eliminate Beliefs in Neuromyths. Em: Frontiers in Psychology 8. 2017. DOI: 10.3389/fpsyg.2017.01314.

DIAS, C.; COUTO, O. F. do. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de Ideias. Linguagem em (Dis)curso, v. 11, n. 3, p. 631-648, 2011 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v11n3/a09v11n3.pdf Acesso em: Setembro de 2017.

DOS SANTOS, A. M.; MELLO-CARPES, P. B. Ações para divulgação da Neurociência: um relato de experiências vivenciadas no sul do Brasil. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, n. 2, p. 108-117, 2014.

ESPOSITO, M. The scientific plague affecting medical and dental research. From fake news to fake studies. Em: European Journal of Oral Implantology10 (2), pág. 119–120.2017. On-line Disponível em https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85020125345&partnerID=40&md5=9e983f8f2a402390483dc477c2713b5d.

FACEBOOK. 45% da população brasileira acessa o Facebook mensalmente [internet]. 2015 [acesso em 23 de set. de 2017]. Disponível em: https://www.facebook.com/business/news/BR-45-da-populacao-brasileira-acessa-o-Facebook-pelo-menos-uma-vez-ao-mes.

FACEBOOK. 102 milhões de brasileiros compartilham seus momentos no Facebook todos os meses[internet]. 2016 [acesso em 23 de set. de 2017]. Disponível em: https://www.facebook.com/business/news/102-milhes-de-brasileiros-compartilham-seus-momentos-no-facebook-todos-os-meses.

FERREIRA, J. de L.; CORRÊA, B. R. do P. G.; TORRES, P. L. O uso pedagógico da rede social Facebook. Colabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 7, n. 28, 2013.

FUMIAN, A. M.; RODRIGUES, D. C. G. A. O facebook enquanto plataforma de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, 2013.

HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira &Lent, 2002.

ILLES, J.; et al. Neurotalk. Improving the communication of neuroscience research. Em: Nature Reviews Neuroscience 11 (1), pág. 61. 2010. DOI: 10.1038/nrn2773.

PASQUINELLI, E. Neuromyths. Why Do They Exist and Persist? Em: Mind, Brain, and Education 6 (2), pág. 89–96. 2012. DOI: 10.1111/j.1751-228X.2012.01141.x.

PERRONI, B. M.; FILIPIN, G.; MELLO-CARPES, P.B. Divulgação e popularização da neurociência através de uma rede social. Revista Ciência em Extensão, v. 12, p. 95-104, 2016.

PUEBLA, R.; TALMA, M. P. Educación y neurociencias. La conexión que hace falta. Em: Estudios pedagógicos (Valdivia) 37 (2), pág. 379–388. 2011. DOI: 10.4067/S0718-07052011000200023.

SILVA, A. P. S. S.; COGO, A. L. P. Aprendizagem de punção venosa com objeto educacional digital no curso de graduação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre/RS, v. 28, n. 2, p.185-192, 2007.

SILVEIRA, R.M.C.F.; BAZZO, W.A. Ciência e tecnologia: transformando a relação do ser humano com o mundo.In: Simpósio internacional processo civilizador, 9. 2005, Ponta Grossa.

VALEIRO, P. M.; PINHEIRO, L. V. R. From scientific communication to popularization. Em: Transinformação20 (2), pág. 159–169.2008. DOI: 10.1590/S0103-37862008000200004.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.