POPNews: divulgando a neurociência através de uma rede social
Resumo
A divulgação de conhecimentos sobre como o cérebro funciona junto à população é importante, especialmente no contexto escolar. As redes sociais têm se mostrado ferramentas com grande potencial para a divulgação de informações devido ao seu amplo alcance e número de usuários. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar ações realizadas para a divulgação de temas relacionados à neurociência através da rede social Facebook®, na página do POPNeuro, vinculada ao programa de extensão “POPNEURO: Ações para Divulgação e Popularização da Neurociência”. Inicialmente, em 2013 foi criada a página no Facebook® denominada “Neurociência na Escola” com o intuito de divulgar conhecimentos de cunho científico relacionados à neurociência aplicada à educação, o que era feito a partir do compartilhamento de materiais relacionados à estas áreas publicados em outras páginas. Para fazer melhor uso do espaço, em 2017 foi formada uma equipe de estudantes vinculados ao POPNeuro para redigir textos próprios, no formato de postagens, abordando temas relacionados à neurociência e educação de forma mais atrativa e de fácil compreensão. A postagem do material era realizada duas vezes por semana, seguindo um cronograma de temas previamente criado pela equipe, com supervisão de uma docente neurocientista. Atualmente, a página “Neurociência na Escola” conta com 1.984 seguidores. Além disso, as postagens criadas pela equipe tem tido grande alcance, o que gera reações/cliques dos usuários, demonstrando assim que as redes podem ser espaços profícuos para divulgação séria e responsável de informações científicas, e que a criação de textos com linguagem acessível é importante para qualificar o uso deste tipo de ferramenta. Assim, destacamos que a utilização das redes sociais para a divulgação de conhecimentos científicos pode ser um meio eficaz para a apropriação de conhecimento científico relacionado à neurociência pela comunidade, por seu acesso fácil para o grande público.
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