Projeto Amigos da Leitura: um programa de intervenção no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Marília

Patrícia Helena Gomes da Silva, Isis Maria Caface, Franciele Marques Redigolo, Rodrigo Barbosa de Paulo

Resumo


Introdução: O projeto Amigos da Leitura desenvolve suas atividades desde o ano de 1999, como uma atividade do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação, do Departamento de Ciência da Informação - FFC/UNESP, em parceira com o Projeto Água Viva de Promoção Social. O desenvolvimento inicial das atividades ocorreu no Bairro Jardim Bandeirantes, junto a um time de futebol de adolescente, em seguida foram transferidas para uma escola pública do bairro. As atividades voltadas para o atendimento de crianças hospitalizadas iniciaram-se no ano de 2003 no Hospital Municipal Materno Infantil. Hoje todo o desenvolvimento do projeto está voltado para o incentivo à leitura no Hospital Santa Casa de Misericórdia. Objetivos: O projeto objetiva apresentar o trabalho de alunos da graduação em Biblioteconomia com crianças de 3 a 12 anos internadas nas alas: Pediatria e Unidade de Terapia de Queimados no desenvolvimento do ato de ler, como forma de estabelecer o contato do livro com os hospitalizados. Métodos: As atividades são planejadas em reuniões com o grupo de envolvidos quando é estabelecido um calendário de ações voltadas para o incentivo à leitura. O planejamento é estabelecido a partir da análise da literatura disponível sobre o desenvolvimento do gosto pela leitura e é elaborado mensalmente com o intuito de resgatar a criatividade e aproximar a criança da leitura e do hábito de utilizar livros de modo prazeroso. Os livros utilizados no desenvolvimento das atividades são selecionados entre aqueles disponíveis no acervo da Brinquedoteca do hospital como uma forma de construir um vínculo para o uso do acervo, principalmente, nos momentos em os integrantes do projeto não estão atuando no local. As atividades são planejadas para atender as diferentes faixas etárias e diferentes habilidades cognitivas. No primeiro semestre deste ano os livros selecionados para o trabalho com as crianças foram: Flicts (Ziraldo, 1969), O pequeno planeta perdido (Ziraldo, 1985), O planeta Lilás (Ziraldo, 1979) e Claude Monet (Venezia, 1991?), com a proposta de trabalhar com as cores. Resultados: Como resultado percebeu-se um bom envolvimento das crianças com a leitura e com o desenvolvimento de atividades paralelas, como o recontar a história, construir outros textos, pintar, desenhar. Como conclusão aponta-se o ato de ler, na perspectiva da estrutura planejada no projeto Amigos da Leitura, como uma atividade que proporciona aos envolvidos a possibilidade de um distanciamento do local em que estão, um momento lúdico, que tem gerado, em alguns momentos, mudanças de atitudes comportamentais das crianças hospitalizadas que participam da atividade, auxiliando de algum modo o trabalho dos enfermeiros e proporcionando o envolvimento e serenidade dos pais e acompanhantes.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.