Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas

Felipe Augusto Kazan de Oliveira, Juliana Troll, Helvia Arandas Monteiro, Bárbara Nardini Querido, Carolina Tabajara Garcia Bueno, Silke Anna Theresa Weber, Silvia Mitiko Nishida

Resumo


Introdução: A audição é uma das formas de percepção mais relevantes no processo da comunicação humana e o seu ensino exige uma abordagem criativa e multidisciplinar. Objetivos: Para despertar o interesse e a motivação dos alunos do Ensino Básico e facilitar o processo de ensino-aprendizagem propusemos um material didático utilizando várias materiais que revelassem formas invisíveis a olho nú e que estimulassem a curiosidade através da experimentação sensorial. Métodos: Para efeito de mobilização da atenção dos estudantes, organizamos uma biblioteca digital de sons que representam a nossa vida cotidiana e performances teatrais representando três formas de deficiência auditiva (surdez na infância, no adulto e idoso) foram filmadas digitalmente, cujo roteiro (conteúdo) foi supervisionado por um especialista em otorrinolaringologia. Articulado ao conjunto, produziu-se, artesanalmente, peças que ilustram a anatomia e o funcionamento da orelha (tanto a transmissão como a transdução sonoras) que podem ser examinadas visualmente e através da manipulação pelos próprios alunos. Finalmente, produzimos um painel auto-explicativo que foi disponibilizado pela Internet (www.ibb.unesp.br/nadi/museu_escola) para se baixado e multiplicado. Resultados: Além do material didático foram produzidos Textos de Apoio cujo conteudo foi disponibilizado no referido site. Além do trabalho de extensão a atividade envolvendo os alunos participantes resultaram em monografias de conclusão de licenciandos em Ciências Biológicas.O material é apresentando em várias exposições didáticas promovidas pelo Instituto de Biociências para a rede de Ensino Básico da região e tem obtido aprovação e despertando a curiosidade para a temática.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.