“Espaço Livre” - Rede de Educação Ambiental (REA)

Fernando Salles Rosa, Maria Lúcia Pereira Antunes

Resumo


Introdução: A reflexão crítica diante dos padrões de consumo e da geração de resíduos está intimamente ligada à qualidade de vida da população, diferindo em aspectos econômicos, educacionais, motivacionais e socioambientais. Independente do contraste social, essa problemática requer o conhecimento de suas causas e efeitos, para nortear ações efetivas de toda a sociedade.mFundamentado na educação ambiental, o projeto “Espaço Livre” – Rede de Educação Ambiental, da Unesp Sorocaba, está comprometido em orientar as suas atividades e estratégias. O intuito é estimular a valorização desse entendimento, promovendo a mudança de visões sobre quando o “lixo” é “lixo” e quando precisar é diferente de querer. Objetivos: Este projeto visa propiciar mudanças de comportamento através da sensibilização, apresentando soluções práticas voltadas para o consumo consciente e a reutilização criativa de materiais recicláveis, como uma alternativa eficaz, barata e rentável, sendo a comunicação essencial nesse processo. Métodos: Atuando em escolas, empresas e demais ambientes sociais, será criado em atividades e oficinas, um “Espaço Livre de Convivência” composto de murais temáticos, bancos e outros utensílios, para proporcionar de forma organizada a integração entre pessoas, setores e informações de interesse, funcionando como o principal veículo livre de articulação de ações. As estratégias irão favorecer a democratização da informação ambiental como ferramenta transformadora, ou seja, a REA pretende transmitir o conhecimento em diversas questões socioambientais. Resultados: Os integrantes da REA, sob orientação do bolsita proex, realizaram o levantamento bibliográfico e definiram os temas a serem trabalhados: cidadania e meio ambiente, recursos naturais, geração de resíduos, comunicação e implantação da coleta seletiva. Foi desenvolvido um manual orientador, que apresenta a metodologia aplicada contemplando: apresentação do tema, quebra-gelo, contextualização, dinâmica, construção, avaliação e continuidade. Assim, o intuito é fortalecer o poder de iniciativa para implantar, planejar, articular, organizar, construir e estabelecer a dinâmica do seu Espaço Livre. O projeto será aplicado junto: à capacitação em educação ambiental para professores da rede municipal dos oito municípios que compreendem a APA de Itupararanga, financiada pela CBA, ao programa institucional do MEC, Com Vida, com alunos de sexta série, e na instituição de ensino privado Senac Sorocaba, com jovens de 16 a 18 anos de idade. Aspira-se com a realização do projeto, avaliar o reconhecimento da necessidade da comunicação no processo de formação da consciência ambiental, com relação a abertura, o incentivo e o potencial de formação de agentes multiplicadores nas diversas instituições e públicos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.