Usina de sonhos com realidade

Rener Busso de Martini, Heidi Miriam Bertolucci Coelho, Marcos Antônio Barbieri Gonçalves, Michele Andréia Marino, Denise Sayuri Abe, Eric Vinicius de Souza, Daniel Pontes Pereira Vajani, Rafael Gomi Felício, Daiane Camila, Amilton José da Silva Júnior

Resumo


Introdução: Inserido no maior bairro de Assis, este projeto visa integrar as Comunidades Acadêmica e Assisense através de um grupo já existente chamado “Associação de Líderes Comunitários da Vila Prudenciana de Assis”. Este grupo é formado por aproximadamente oitenta “líderes” que têm o compromisso de representar a população estimada em 800 pessoas no referido bairro. Criado a partir da iniciativa de um Padre (Pe. Vicente), tem por objetivo dar formação inicialmente aos líderes, instrumentalizando-os no acompanhamento de grupos. Nota-se que no imaginário popular da cidade circula a idéia de que esse bairro é palco de alto índice de violência (física e psíquica), daí o convite para a inserção das contribuições da universidade. Objetivos: Mais que integrar a população com a universidade, o projeto busca desfazer uma pré-concepção enclausurante de subjetividades marcada pela desigualdade social e cultural. Outra proposta do projeto é ampliar os conhecimentos em diversas áreas e, conseqüentemente criar possibilidades ao cidadão para que possa habitar novos lugares – sociais, econômicos, culturais e subjetivos. Essas possibilidades nada mais são do que oferecer condições de apropriação dos direitos humanos por esta população. Métodos: Para levantar informações sobre as necessidades da população atendida, problematizá-las e propor alternativas, o projeto conta com a participação de alunos dos diversos cursos do campus de Assis intentando, assim, que o conhecimento possa ser transversalizado. Neste sentido, os alunos buscam se inserir nas atividades desenvolvidas pelos líderes de modo a proporcionar momentos de escuta das demandas da comunidade. Delineadas essas demandas, são oferecidos palestras, cursos e oficinas que têm por objetivo a construção de subsídios teóricos e práticos juntamente com a comunidade, evitando assim que os agenciamentos se dêem de maneira vertical. Resultados: Os alunos dos diversos cursos podem antecipar sua prática profissional através deste projeto, posto que levam seus conhecimentos de modo a contribuir cultural, social, educacional e politicamente, desenvolvendo sua função de agentes sociais. No que se refere à comunidade, o Projeto oferece espaços de expressão da demanda e, aos agentes, uma possibilidade de reflexão.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.