Contação de estórias - O resgate do re-conviver: uma experiência da UNATI de Ilha Solteria

David Souza Cruz, Maria Aparecida da Costa Paz, Renata Trasse de Oliveira Barbosa, Vivian Julie Gazeta, Cleusa Trasse de Oliveira Barbosa

Resumo


Introdução: Uma das maiores inquietudes das pessoas idosas é o sentimento da perda de sua capacidade de pertencimento ao tempo contemporâneo, traduzido pela grande dificuldade de compatibilidade entre os valores, aspirações, desejos e expectativas que foram construídos em sua estória de vida com a realidade atual. Tais sentimentos, tem impacto direto da vida do idoso, prejudicando sua identidade pessoal e familiar, ocasionando baixa na auto-estima e favorecendo o isolamento. Com a intenção de minimizar esses fatores o Núcleo UNATI de Ilha Solteira oferece desde 2006 um curso gratuito titulado: Contação de estórias-O resgate do reconviver- com a intenção primal de valorizar a vivência dos alunos cursantes. Objetivos: Ajudar o idoso a estimular suas capacidades físicas, mentais, cognitivas e sociais a partir de um processo terapêutico, Trabalhar a auto-estima através da valorização da vivência do idoso, Oportunizar integração entre os participantes, auxiliar a reconstrução da identidade nessa nova fase de vida, Divulgar na comunidade as experiências de vida ali relatadas para a valorização da pessoa em seu contexto sócio-cultural através de aulas da história brasileira. Métodos: Exposição de filmes e debates, explanações livres e dirigidas, dinâmicas de grupos, aulas práticas através de viagens culturais. Resultados: O grupo tem obtido grande êxito na quebra do isolamento dos aposentados participantes e evidenciado o valor presente na estória de vida, tanto nos aspectos pessoais, sociais, políticos e econômicos de nossa comunidade. As estórias relatadas e trabalhadas pelos alunos resultaram em um livrinho confeccionado pela UNATI que teve seu lançamento no I Congresso de Preparação para a Aposentadoria da Unesp, ocasião de importância significativa aos alunos que puderam apresentar a toda a comunidade não só o seu trabalho mas o valor subjetivo de sua existência. Os alunos do curso de contação de estórias apresentaram nos doze meses de trabalho aumento de seu significado de auto-realização.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.