Jogos no ensino da matemática

Regiane Ferreira Sant'Ana, Evelize Aparecida dos Santos, Aparecida Francisco da Silva, Hélia Matiko Yano Kodama

Resumo


Introdução: O projeto, Jogos no Ensino da Matemática, do programa Ciência na UNESP, organiza mostras de jogos em escolas da região, atendendo em media 10000 alunos por ano, nos diferentes eventos. Objetivos: estimular o uso desta importante ferramenta para o ensino de Matemática em todos os níveis de ensino. Métodos: No final, ou início do período letivo, é enviado correspondência às escolas, disponibilizando as mostras. Os diretores, coordenadores ou professores interessados entram em contato por telefone ou mensagem eletronica para o agendamento. As escolas organizam a sequência de atendimento dos alunos e a coordenação disponibiliza a estrutura necessária como material de divulgação, os monitores e jogos a serem aplicados. Resultados: Muitos são os professores que, mesmo tendo participado de cursos de formação continuada, não se sentiam animados para utilizar os jogos. Entretanto ao observar o comportamento de seus alunos durante a mostra, ficam mais confiantes e procuram introduzir, mesmo que seja aos poucos, os jogos como alternativa para a melhoria da qualidade de ensino de matemática. Ainda, pudemos observar um resultado inesperado deste processo: além de divulgar o uso de jogos no ensino da matemática, na perspectiva da resolução de problemas, o contato com os monitores tem encorajado os alunos oriundos de escolas publicas a prestarem o vestibular da UNESP.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.