Introdução de piscicultura de subsistência em duas comunidades indígenas, localizadas em Parelheiros, município de São Paulo (SP)

José Henrique Musumeci Ferreira, Henrique Leomil, Carlos Ishikawa, Euclides Ruy de Almeida Dias, Sônia Regina Pinheiro

Resumo


As aldeias indígenas guaranis denominadas Morro da Saudade e Krukutu, estão situadas na região de Parelheiros, no Estado de São Paulo Sudeste do Brasil. Nestas comunidades foi implantada a piscicultura de subsistência para auxiliar os índios na obtenção de alimentos. O trabalho começou com a correção da água dos açudes ali existentes onde foram criadas as condições para o desenvolvimento de 1500 alevinos de Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) introduzidos. Em paralelo houve treinamento básico dos índios que ficaram responsáveis pelas atividades desenvolvidas na criação dos peixes. Nas escolas das aldeias foram ministradas aulas para as crianças com o objetivo de obter cooperação e informar a comunidade sobre o que estava sendo feito. Durante todo o período foram feitas análises de água para o melhor acompanhamento do desenvolvimento dos peixes. A relação custo x benefício comprovou a viabilidade desta atividade.

Palavras-chave


Piscicultura. Povos indígenas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.