Contribuição da Extensão Universitária na formação de graduandos em enfermagem

Paula Barreto Ferreira, Maria Lúcia Fernandez Suriano, Edvane Birelo Lopes De Domenico

Resumo


Introdução: O conceito de Extensão Universitária (Ext Univ)articula ensino e pesquisa de modo a intervir na realidade social. Objetivos:caracterizar os programas e projetos de Ext Univ de acordocom natureza, objetivos, plano de trabalho e intencionalidade educacional; identificar as atividades desempenhadas pelos estudantes nas atividades de Ext Univ; identificar competências e habilidades desenvolvidas no exercício da Ext Univ e comparar esses resultados com um grupo de graduandos e formandos-não extensionistas. Método:descritivo, transversal, com triangulação de métodos, dividido em duas fases. Na Fase 1, realizou-se uma análise documental dosprogramas (PGS) e projetos (PJS) sociais cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), coordenados por docentes da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Na Fase 2,,construiu-se um questionário que foi validado pelos coordenadores dos PGS e PJS que aceitaram participar da pesquisa, por meio da Técnica de Delphi. O questionário foi aplicado aos discentes graduandos formandos no ano de 2013, da EPE-UNIFESP. A análise qualitativa pautou-se na técnica de análise de conteúdo e no quadro teórico-normativo relativo aosprogramas (PGS) e projetos (PJS) sociais cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), coordenados por docentes da EPE; na análise quantitativa pautou-se pela apreciação (descritiva) dos quantificáveis obtidos e estatística analítica das informações coletadas por meio do questionário validado. Resultados: Na Fase verificou-se que os 13 PGS e PJS pertenciam, predominantemente, à área da saúde e seus objetivos gerais relacionavam-se com a articulação de ações nas áreas da promoção e educação em saúde e com ações de ensino, pesquisa e extensão. Seus grupos populacionais de atuação eram compostos por usuários do SUS, escolares, pessoas da comunidade, participantes de outras instituições e grupos socialmente vulneráveis. Entre seus integrantes estavam docentes, graduandos, pós-graduandos da UNIFESP e participantes externos. A frequência e a carga horária dos PGS e PJS foram variáveis e com características distintas entre si. Na Fase 2, acomparação realizada entre as respostas dos extensionistas e não-extensionistas demonstrou-se favorável para a Ext Univ acerca das questões sobre o aperfeiçoamento de técnicas de comunicação (p 0,006), capacidade de inserção em ambientes favoráveis à troca de conhecimento teórico e prático entre os estudantes, a população-alvo e aos profissionais envolvidos, à transferência de conhecimento (p0,004), ao desenvolvimento de senso crítico e reflexivo, à visão ampliada dos problemas sociais, à postura pró-ativa (p0,04), à busca de novos conhecimentos e ao contato com áreas específicas. Conclusão: Os extensionistas e não-extensionistas reconhecem a contribuição das atividades da Ext Univ, na construção de habilidades e competências, desenvolvidas no transcorrer do curso de graduação, com destaque para habilidades de comunicação, postura pró-ativa, desenvolvimento do senso crítico e reflexivo sobre os problemas de saúde do país e capacidade de aprender a aprender.


Palavras-chave


Educação em Enfermagem. Educação em Saúde. Competência Profissional. Projetos de Pesquisa. Comunicação.

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