Contribuição da Extensão Universitária na formação de graduandos em enfermagem

Autores

  • Paula Barreto Ferreira Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Lúcia Fernandez Suriano Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Enfermagem. Rua Napoleão de Barros, 754 Vila Clementino 04024-002 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 55764427 Ramal: 255
  • Edvane Birelo Lopes De Domenico Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Enfermagem. Rua Napoleão de Barros, 754 Vila Clementino 04026002 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 55764427 Fax: (11) 55711720

DOI:

https://doi.org/10.23901/1679-4605.2018v14n3p31-49

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem. Educação em Saúde. Competência Profissional. Projetos de Pesquisa. Comunicação.

Resumo

Introdução: O conceito de Extensão Universitária (Ext Univ)articula ensino e pesquisa de modo a intervir na realidade social. Objetivos:caracterizar os programas e projetos de Ext Univ de acordocom natureza, objetivos, plano de trabalho e intencionalidade educacional; identificar as atividades desempenhadas pelos estudantes nas atividades de Ext Univ; identificar competências e habilidades desenvolvidas no exercício da Ext Univ e comparar esses resultados com um grupo de graduandos e formandos-não extensionistas. Método:descritivo, transversal, com triangulação de métodos, dividido em duas fases. Na Fase 1, realizou-se uma análise documental dosprogramas (PGS) e projetos (PJS) sociais cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), coordenados por docentes da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Na Fase 2,,construiu-se um questionário que foi validado pelos coordenadores dos PGS e PJS que aceitaram participar da pesquisa, por meio da Técnica de Delphi. O questionário foi aplicado aos discentes graduandos formandos no ano de 2013, da EPE-UNIFESP. A análise qualitativa pautou-se na técnica de análise de conteúdo e no quadro teórico-normativo relativo aosprogramas (PGS) e projetos (PJS) sociais cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), coordenados por docentes da EPE; na análise quantitativa pautou-se pela apreciação (descritiva) dos quantificáveis obtidos e estatística analítica das informações coletadas por meio do questionário validado. Resultados: Na Fase verificou-se que os 13 PGS e PJS pertenciam, predominantemente, à área da saúde e seus objetivos gerais relacionavam-se com a articulação de ações nas áreas da promoção e educação em saúde e com ações de ensino, pesquisa e extensão. Seus grupos populacionais de atuação eram compostos por usuários do SUS, escolares, pessoas da comunidade, participantes de outras instituições e grupos socialmente vulneráveis. Entre seus integrantes estavam docentes, graduandos, pós-graduandos da UNIFESP e participantes externos. A frequência e a carga horária dos PGS e PJS foram variáveis e com características distintas entre si. Na Fase 2, acomparação realizada entre as respostas dos extensionistas e não-extensionistas demonstrou-se favorável para a Ext Univ acerca das questões sobre o aperfeiçoamento de técnicas de comunicação (p 0,006), capacidade de inserção em ambientes favoráveis à troca de conhecimento teórico e prático entre os estudantes, a população-alvo e aos profissionais envolvidos, à transferência de conhecimento (p0,004), ao desenvolvimento de senso crítico e reflexivo, à visão ampliada dos problemas sociais, à postura pró-ativa (p0,04), à busca de novos conhecimentos e ao contato com áreas específicas. Conclusão: Os extensionistas e não-extensionistas reconhecem a contribuição das atividades da Ext Univ, na construção de habilidades e competências, desenvolvidas no transcorrer do curso de graduação, com destaque para habilidades de comunicação, postura pró-ativa, desenvolvimento do senso crítico e reflexivo sobre os problemas de saúde do país e capacidade de aprender a aprender.

Biografia do Autor

  • Paula Barreto Ferreira, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
    Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2009), especialização em Enfermagem em Oncologia (2011) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Atualmente é enfermeira assistencial do Hospital Estadual de Francisco Morato Prof Luiz Carlos da Silva Lacaz. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem em oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação em saúde, oncologia, cuidados ambulatoriais e educação em enfermagem.
  • Maria Lúcia Fernandez Suriano, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Enfermagem. Rua Napoleão de Barros, 754 Vila Clementino 04024-002 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 55764427 Ramal: 255
    Possui graduação em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina(1988), especialização em Administração Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares(1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo(1999) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo(2005). Atualmente é Enfermeira Técnico-Administrativa da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem perioperatória, Cuidado de Enfermagem no período perioperatório de, Sistematização da Assistência de Enfermagem, medo e ansiedade e Nursing Diagnoses. 
  • Edvane Birelo Lopes De Domenico, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Enfermagem. Rua Napoleão de Barros, 754 Vila Clementino 04026002 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 55764427 Fax: (11) 55711720
    Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Profª Associada, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Possui experiência técnica e em pesquisa na área de Oncologia e Enfermagem na Saúde do Adulto; Educação Profissional e em Saúde. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, UNIFESP. Linhas de Pesquisa:Gestão, Gerenciamento e Educação em Saúde e Enfermagem e Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco: interdisciplinaridade no cuidado integral ao paciente com câncer. Tutora em Enfermagem da Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital São Paulo, UNIFESP. 

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2018-09-30

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Artigos