Mercados institucionais para a agricultura familiar e a extensão universitária

Regina Aparecida Leite de Camargo, Matheus Ferreira Bocca

Resumo


O presente artigo combina os resultados de três iniciativas centradas no estudo e fomento do acesso a mercados institucionais para produtores do assentamento de reforma agrária Córrego Rico, no município de Jaboticabal/SP: um projeto de extensão universitária, um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq e o trabalho de conclusão de curso de um dos autores. Criado em julho de 2003 como uma das ações do Programa Fome Zero, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) permite a abertura dos chamados mercados institucionais para os produtos da agricultura familiar, e contribui para o reconhecimento da importância dessa categoria de produtores. Desde 2014 um projeto de extensão universitária no assentamento discute com os produtores formas sustentáveis de aumentar a produção e consequentemente a participação nesses mercados. Em 2015 e 2016 uma pesquisa de campo entrevistou todos os assentados que participavam do PAA, num total de vinte e um agricultores, com a utilização de um questionário semiestruturado. Os resultados da pesquisa permitiram um melhor conhecimento do impacto do Programa na produção e condições de vida das famílias, bem como as dificuldades que encontram para acessá-lo. Por demanda dos produtores, desde 2016 as ações do projeto de extensão têm se concentrado na busca conjunta de formas de agregar valor aos produtos entregues para o PAA, como, por exemplo, a produção e certificação de produtos orgânicos e agroecológicos. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de campo sobre o PAA no assentamento Córrego Rico e de um curso de produção orgânica de hortaliças realizado no âmbito do projeto de extensão universitária. 


Palavras-chave


Áreas de Assentamento. Produção orgânica e agroecológica. Segurança Alimentar

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, K. D. R. D. Agricultura Familiar e Políticas Públicas: Um olhar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos e o desenvolvimento dos agricultores familiares. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 6. 2012. Anais. São Paulo: PUC, p. 1-18 p, 2012.

BAUER, M. W; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático, tradução Guareschi, P. A., Petrópolis, RJ. 2002.

BONI V.; QUARESMA S. J., Aprendendo a Entrevistar: Como Fazer Entrevistas em Ciências Sociais, Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Vol. 2, Nº 1,p.68-80, 2005.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social. Disponível em:

< http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/programa-de-aquisicao-de-alimentos-paa >. Acesso em 12 Set. 2016

CAMARGO, R. A. L.; BACCARIN, J.G. SILVA, D. B. P. Mercados institucionais para a agricultura familiar e soberania alimentar. Revista NERA (UNESP), v. 32, p. 34-55, 2016.

CAMARGO, R.A.L; BACCARIN, J.G; SILVA, D.B.P. O papel do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no fortalecimento da agricultura familiar e promoção da segurança alimentar. Revista Temas de Administração Pública. Araraquara-SP: FCLAr/UNESP, v. 8, n. 2, 2013.

COSTABEBER, J.A. Transição Agroecológica: rumo à sustentabilidade. Revista Agriculturas - v. 3 - no 3, p. 533-548, 2006.

DELGADO, G. C.; CONCEIÇÃO, J. C. P. R.; OLIVEIRA, J. J. Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Brasília: Ipea, 2005

FERRANTE, V. L. S. B. DUVAL H. C. GÊMERO C. G. Sistemas Produtivos e Políticas Públicas em Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo: similitudes e diferenças entre duas regiões, Revista Agrária, São Paulo, No. 14, p. 23-54, 2011.

ESQUERDO, V. F. S. E BERGAMASCO, S. M. P. P; Análise sobre o Acesso aos Programas de Políticas Públicas da Agricultura Familiar nos municípios do circuito das frutas (SP), Revista de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba -SP, Vol.52, Supl.1, p. S205-S222, 2015.

GRISA, C.; PORTO, S.I. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado no Brasil. In: GRISA, C; SCHNEIDER, S. (Org.) Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 19-52, 2015.

GRISA, C.; PORTO, S.I. Dez Anos de PAA: As contribuições e os desafios para o desenvolvimento rural. In: GRISA, C; SCHNEIDER, S. (Org.) Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 155-176, 2015a.

SILIPRANDI, E; CINTRÃO, R. Mulheres rurais e políticas públicas no Brasil: abrindo espaços para o seu reconhecimento como cidadãs. In: GRISA, C; SCHNEIDER, S. (Org.) Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 571-592, 2015.

SIMÃO G. L., SILVA, E. A. E SILVEIRA, S. F. R., Grau de Cobertura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Junto aos Agricultores Familiares do Estado de Minas Gerais. Revista de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba-SP, Vol. 52, No 03, Jul/Set, p. 533-548, 2014.

SUZANEIDE, F. S. M.; DANTAS, M. E.; SALLES, M. C.T; CEZAR FILHO, P.; DUARTE, A. K. N.; MEDEIROS, J. L. B. Diagnóstico Rural Participativo (DRP) uma ferramenta necessária para investigação/intervenção. IPEA, CODE 2011. Disponível em: www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area7/area7-artigo59.pdf‎

VERDEJO, M.E. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP. Brasília: MDA Secretaria da Agricultura Familiar, 2006.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.