Bem cuidar: grupos de educação em saúde para acompanhantes

Thais Barbosa de Paula, Edilene Aparecida Araujo Silveira, Priscila Santos Soares

Resumo


Objetivo: descrever a implantação do ciclo de aprendizagem vivencial (CAV) nas atividades grupais realizadas com acompanhantes de pacientes oncológicos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de atividades grupais com acompanhantes de pacientes oncológicos que faziam tratamento em um hospital do interior de Minas Gerais. Foram realizados 15 encontros entre maio e dezembro de 2016, dos quais participaram 43 acompanhantes. Resultados: Embora os temas fossem diversificados, as reflexões e trocas de experiências estiveram relacionadas a dificuldades e facilidades encontradas no cotidiano. Na experiência de implantação do CAV pudemos perceber que a atividade grupal realizada com os acompanhantes auxilia na superação de obstáculos e dificuldades. Houve fortalecimento de vínculo com outros participantes, pessoas da rede social e coordenador/acadêmicos do projeto. Conclusão: A abordagem direcionada aos acompanhantes possibilitou troca de experiências, sentimentos e reflexões acerca do momento vivenciado. A associação da pedagogia problematizadora e do CAV trouxe contribuições ao acadêmico ao auxiliá-lo no exercício do papel de liderança grupal, no manejo de situações imprevistas bem como na observação do processo grupal assegurando o protagonismo do acadêmico frente à população abarcada pelo projeto.

Palavras chave: Grupo de autoajuda. Cuidadores. Pesquisa qualitativa. 


Palavras-chave


Palavras chave: Grupo de autoajuda. Cuidadores. Pesquisa qualitativa.

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