Uso da web e da pesquisa na educação enquanto prática extensionista

Ana Maria Caliman Filadelfi, Marina Rosa Stec dos Santos, Talitha Pires Borges Leite, Stephany Yukari Muraoka, Glaucia Tobaldini

Resumo


A internet pode ter um importante papel na educação, devido ao amplo potencial na divulgação de informações e ao interesse que desperta especialmente nos jovens. A divulgação de materiais didáticos e temas relacionados à extensão universitária, através de diferentes ferramentas da internet, pode ser uma forma de maximizar a participação desses jovens e também de ampliar o acesso às informações divulgadas. O projeto de extensão, “Fisiologia na educação de jovens para a cidadania”, visa ampliar a formação cidadã de crianças e adolescentes e, apoia-se basicamente em três eixos: (1) aulas sobre o funcionamento do corpo humano, noções de higiene e autocuidado, dentre outros temas da área da saúde; (2) aplicação de um questionário de mapeamento geral da saúde, habitação e saneamento para o público-alvo, com o objetivo de pesquisar as suas condições de vida nestes aspectos; (3) produção e divulgação virtual, tanto dos resultados dessa pesquisa, como de materiais didáticos produzidos pelas ações do projeto. As aulas e pesquisa ocorrem em duas instituições parceiras, situadas em bairros socialmente menos favorecidos da cidade de Curitiba: “Centro Assistencial e Educacional Padre Giocondo”, no Cajuru; e “Projeto Abrindo Caminhos”, no Tatuquara. O público-alvo são crianças e adolescentes entre a faixa etária dos 9 aos 14 anos, totalizando 75 indivíduos. Já há publicações tanto sobre as atividades gerais do projeto, bem como sobre as diferentes estratégias de aulas e atividades utilizadas. Neste artigo, discute-se a relevância da divulgação das atividades e materiais didáticos do projeto via internet, bem como os dados obtidos na pesquisa de mapeamento da saúde ao longo dos anos de 2014 e 2015, os quais são correlacionados com as condições sociodemográficas dos bairros citados. Devido ao razoável acesso que os materiais do projeto têm tido via internet, sugere-se que este pode ser um interessante caminho na prática extensionista na área da educação. Percebe-se também a importância da pesquisa-ação na extensão universitária, como ferramenta tanto para ampliar o conhecimento sobre o público-alvo, como para gerar dados socialmente relevantes. Finalmente, os dois aspectos aqui abordados podem ser integrados, uma vez que a internet é também a fonte de divulgação dos dados de pesquisa obtidos.

Palavras-chave


Internet. Educação. Saúde. Pesquisa.

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