Mulheres na ciência: divulgando possibilidades de carreira científica com escolares

Maria Clara Ferreira Machado, Mauren Assis de Souza, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


As mulheres fazem grandes contribuições para o desenvolvimento científico, mas ainda persiste a invisibilidade e a falta de divulgação das pesquisas realizadas por elas. Percebendo como a diferença entre homens e mulheres cientistas ainda prevalece especialmente nas áreas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), o Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIPAMPA idealizou ações com o objetivo de divulgar junto a alunas e alunos de uma escola pública de ensino médio, as pesquisas realizadas por mulheres na cidade de Uruguaiana-RS, destacando suas contribuições para a ciência. Para a realização da iniciativa, três docentes da Universidade Federal do Pampa, que atuam na área STEM, foram convidadas a participar da proposta. A atividade foi dividida em duas etapas: a primeira etapa foi realizada na escola, contando com uma breve apresentação da trajetória das professoras e depois uma roda de conversa com as alunas e alunos presentes; a segunda etapa aconteceu na universidade, onde os estudantes visitaram os laboratórios das pesquisadoras. A amostra da pesquisa foi composta: na primeira etapa por 49 alunos (27 meninas e 22 meninos) com uma faixa etária de 15 a 18 anos e; na segunda etapa por 42 alunos (22 meninas e 20 meninos). Durante a primeira parte das atividades na escola, para poder verificar o conhecimento e posicionamento dos estudantes acerca da temática, um questionário foi aplicado antes e depois da atividade. Na primeira avaliação, somente 2 alunos (4%) souberam citar um nome de uma pesquisadora mulher; os outros 47 alunos (96%) deixaram a questão em branco. Após a ação, o percentual que conseguiram responder essa pergunta subiu para 84%. Ao final da segunda etapa, outro questionário foi aplicado, com perguntas sobre o interesse e a opinião acerca das atividades realizadas nos laboratórios. A nota média final dada pelos participantes à iniciativa da visita, considerando uma escala de 0 a 10, foi de 9.  Nossos resultados destacam o desconhecimento dos nossos jovens sobre a participação feminina na ciência e o potencial da divulgação para despertar neles o interesse pela pesquisa científica.

Palavras-chave


Mulheres. Ciência. Educação. Divulgação da ciência.

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