Extensão, arte e cultura envolvendo gerações
Resumo
Este relato de experiência descreve as ações que fizeram parte das atividades culturais da 1ª Prenda Veterana e do 1º Peão Veterano da 2nd Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (2nd RT-MTG-PR, Gestão 2013/2014). Tais ações contemplaram atividades de resgate dos princípios do tradicionalismo gaúcho na cidade de Ponta Grossa-PR, valorizando a trajetória da tradição gaúcha na região dos Campos Gerais, visto que a cidade foi originada pela rota dos tropeiros gaúchos, e também foi berço de entidades da sociedade civil como o MTG-PR e a CBTG (Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas). Nesse sentido, foi realizada durante os anos de 2013 e 2014 o Projeto de Extensão Do passado ao futuro das raízes gaúchas na cultura pontagrossense: a arte tradicionalista envolvendo gerações na Universidade Aberta para a Terceira Idade da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde foram desenvolvidas atividades semanais que envolveram aulas de danças gaúchas, estudo dos aspectos históricos, culturais e folclóricos da região sul do Brasil. Foram também realizadas as Tardes do Causo, que se materializaram em eventos de integração entre os alunos e convidados. O projeto revelou sua importância ao promover situações que estimularam a valorização do idoso como sujeito que participou da história de formação do município. Constatou-se também que muitas das atividades ministradas na disciplina eram situações cotidianas dos idosos em sua família e comunidade que foram vivenciadas em sua infância e/ou juventude. Percebeu-se que a cultura gaúcha faz parte da vida dos alunos que participaram do Projeto e que esta contribuiu para o fortalecimento e valorização da história de um povo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Lei n. 10741 de 1 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Brasília, 2003.
BRUM, C. K. O gauchismo e as escolas: a diversidade cultural em questão.Educ. Real., Porto Alegre , v. 38, n. 2, p. 649-667, June 2013
CAMARGO, D. A criança e o folclore: vivência e aprendizado a partir da tradição sulina. In: Congresso Nacional de Educação – Educere, IX, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional De Educação – Educere. Curitiba: PUC, 2009. p. 8213 – 8224.
OLIVEIRA, R. C. S.; SCORTEGAGNA, P. A.; OLIVEIRA, F. S. O papel da educação e da cultura no empoderamento do idoso. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2014, Porto. Políticas e práticas de administração e avaliação na educação ibero-americana. Recife/Porto: ANPAE, 2014. v. 18. p. 1-15.
SCORTEGAGNA, P. A. Políticas Públicas e a educação para a terceira idade: contornos, controvérsias e possibilidades. 2010. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. 2010.
PONTA GROSSA, História da Cidade. Disponível em: http://pontagrossa.pr.gov.br/historia Acessado em: 27/04/2015.
ROTA DOS TROPEIROS. Historia e Cultura. Disponível em: http://www.rotadostropeiros.com.br/pagina.php?id=6 Acessado em: 27/04/2015.
WEBER, E. Políticas públicas de fortalecimento cultural do tradicionalismo gaúcho frente à fragmentação do sujeito na globalização. 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de Santa Cruz do Sul – PR. 2010.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.