Oficinas lúdico-pedagógicas como espaço de promoção da saúde no processo de envelhecer

Polyana de Lima Ribeiro, Angélica Dalmolin, Gabriela Oliveira, Kélen de Barcelos Astarita, Larissa Venturini, Luiza Cremonese, Marcella Simões Timm, Mayara da Silva Bitencourt, Oclaris Lopes Munhoz, Tierle Kosloski Ramos, Lúcia Beatriz Ressel

Resumo


Objetivo: Socializar a experiência de discentes de graduação e pós-graduação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria como oficineiros do Projeto Acampavida nos anos de 2010 a 2015. Método: Trata-se de um relato de experiência da participação de discentes da graduação e pós-graduação do Curso de Enfermagem da UFSM em oficinas desenvolvidas com grupos de idosos no Projeto de Extensão Acampavida. Resultados: Em 2010, abordou-se qualidade de vida na terceira idade. Em 2011, o tema foi à sexualidade. No ano de 2012, discutiram-se relações familiares e o processo do envelhecimento e no ano de 2013 o vivenciar do corpo na melhor idade. Em 2014 abordou-se envelhecimento saudável e, em 2015, qualidade de vida com enfoque em assuntos não discutidos no convívio social. Conclusão: A participação no Projeto Acampavida permitiu adquirir novos conhecimentos acerca da saúde do idoso e aperfeiçoar habilidades na elaboração e concretização de oficinas. Além disso, a atividade oportunizou a expressividade dos idosos, o que enfatiza a importância da educação em saúde no processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Envelhecimento. Enfermagem. Saúde do Idoso

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