Projeto de extensão universitária e serviço de saúde local: aproximação que educa

João Gabriel Magalhães Dias, Débora Tseng Chou, Ana Cláudia Camargo Gonçalves Germani, Alexandre Archanjo Ferraro

Resumo


Projetos de extensão universitária voltados para a área da saúde devem agir integrados aos serviços de saúde para promover assistência vinculada ao ensino. O objetivo deste artigo é descrever uma experiência de articulação entre uma extensão acadêmica de saúde (Projeto Bandeira Científica da Universidade de São Paulo) e a Atenção Primária à Saúde (APS) da cidade assistida. Trata-se de um estudo descritivo sobre a experiência de construção de um sistema de referência e contrarreferência com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Tal ação foi composta por estudantes e profissionais com diferentes formações em saúde e dividida em 4 etapas: agendamento dos atendimentos; atendimentos e hierarquização das contrarreferências; entrega das contrarreferências; avaliação do processo. Para a avaliação, foi aplicado um questionário aos profissionais das UBS 4 meses após a expedição, além de feita uma análise objetiva das contrarreferências entregues. Na maioria dos 45 casos avaliados, a ficha de contrarreferência estava no prontuário e a partir das respostas ao questionário, entende-se que os atendimentos pela Bandeira Científica (BC) trouxeram novidades para o cuidado da população assistida. Em síntese, esta ação da BC foi uma estratégia de aproximação com o sistema de saúde local que contribuiu para a continuidade do cuidado e teve um impacto - significativo - no aprendizado dos envolvidos.

Palavras-chave


Relações comunidade-instituição; Relações interprofissionais; Atenção primária à saúde; Expedições

Texto completo:

PDF

Referências


FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018.

MAKI, J. et al. Health impact assessment and short-term medical missions: A methods study to evaluate quality of care. In: (Ed.). BMC Health Serv Res, v.8, 2008. p.121. ISBN 1472-6963 (Electronic). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1186/1472-6963-8-121

AAMC - ASSOCIATION OF AMERICAN MEDICAL COLLEGES. Medical school graduation questionnaire: 2014 all schools summary report. Washington, DC: Association of American Medical Colleges; 2014.

PNUD – PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO;

IPEA -INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA E APLICADA; FJP - FUNDAÇÃO

JOÃO PINHEIRO. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil de 2013: Acreúna. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/acreuna_go. Acesso em: 14 ago. 2016.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. IBGE - Cidades - Goiás - Acreúna. 2016. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=520013. Acesso em: 14 ago. 2016.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coberturas do Saúde da Família. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/historico_cobertura_sf.php. Acesso em: 09 out 2017

SILVA, LUIZ FERNANDO FERRAZ DA. Projeto Bandeira Científica: história, estratégias e resultados. Revista de Medicina, São Paulo, v. 91, n. 1, p. 36-43, mar. 2012. ISSN 1679-9836. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/58956. Acesso em: 09 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i1p36-43.

STONE, G. S.; OLSON, K. R. The Ethics of Medical Volunteerism. Med Clin North Am, v. 100, n. 2, p. 237-46, Mar 2016. ISSN 0025-7125. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.mcna.2015.09.001.

STARFIELD, BARBARA. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Tradução: Fidelity Translations. Brasília: Unesco, 2002.

AYRES, JOSÉ RICARDO DE CARVALHO MESQUITA. Extensão universitária: aprender fazendo, fazer aprendendo. Revista de Medicina, São Paulo, v.94, n. 2, p. 75-80, abr-jun. 2015. ISSN 1679-983. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/106761

FRENK, J. et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet, v. 376, n. 9756, p. 1923-1958, 2010/12/04 2010. ISSN 1474-547X. Disponível em: http://www.thelancet.com/article/S0140673610618545/fulltext




DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p283-295

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.