A extensão universitária e o aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem

Hélio Langoni

Resumo


Do sonho à realidade e do trabalho ao resultado. Assim aconteceu, pois o segundo número fecha o volume 1 da Revista Ciência em Extensão. Nesse interstício, foi possível editar o suplemento do número 1, que mostra a pujança da UNESP no que diz respeito às atividades de extensão e a sua capacidade de gerar conhecimento científico e tecnológico. A comunidade unespiana está de parabéns pelo resultado, entretanto docentes e pesquisadores de outras instituições também contribuíram para a sua continuidade de forma significativa. Entendemos que esta Revista será um elemento importante para verificar como a UNESP estabelece a sua relação com a população, no que diz respeito às atividades de extensão, sejam técnicas ou culturais, além de permitir a avaliação de sua abrangência. A universidade deve estender à sociedade o conhecimento nela produzido e cunhado de forma transformadora, interferindo, inclusive, nas políticas públicas dos processos afirmativos, possibilitando o ingresso de cidadãos dos segmentos excluídos da sociedade. Este número traz artigos especializados e alguns de interesse geral, sobre saúde pública. Por outro lado, publica também relato de experiência e artigo de opinião, além de resumo de dissertação. Isso ilustra a abrangência da Revista quanto às possibilidades de encaminhamento de material para publicação, favorecendo a sua manutenção. Publica um extenso trabalho que permite reflexões importantes sobre a concepção da extensão universitária ao pesquisar, por meio de um estudo de caso, o perfil das atividades extensionistas nas Unidades da UNESP do câmpus de...

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.