Práticas educativas em primeiros socorros: relato de experiência extensionista
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AFONSO, M. L.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às urgências. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. (Série E. Legislação de Saúde). Disponível em: http://bvsms. saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_urgencias.pdf . Acesso em 25 jun. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREITAS, L. N; REIS, M. M. T; TINOCO, V. A. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em primeiros socorros. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 1., Cidade, 2014. Anais... Rio de Janeiro: [s.n.], 2014.
TINOCO, V. do A.; REIS, M. M. T.; FREITAS, L. N. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em primeiros socorros. Revista Transformar, Itaperuna, n. 6, p. 104-113, 2014. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/ transformar/issue/archive . Acesso em 25 jun. 2018.
GONÇALVES, K. M. Primeiros Socorros em casa e na escola. São Caetano do Sul: Yendis Editora S/A, 2009.
MACIEL, W. Acidentes domésticos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria-SBP, 2014. Disponível em: http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/acidentes domesticos/ . Acessado em: 09 set. 2012.
MAFFEI, D. F. et al. Práticas educativas em segurança alimentar: uma experiência de extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, Assis, v.12, n. 2, p. 153-161, 2016.
METZNER, A. C.; CAMOLESI, D. R. Atividades lúdicas na terceira idade: benefícios para um grupo de mulheres da cidade de Jaborandi. Revista Fafibe On-Line, Bebedouro, v. 11, n. 5, p. 10-21, 2012.
NARDINO, J. et al. Atividades Educativas em Primeiros Socorros. Revista Contexto e Saúde, Ijuí, v. 12, n. 23, p. 88-92, dez. 2012. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/949/2545 . Acesso em: 15 de mar. 2016.
SAMPAIO, J. et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens do sertão de Pernambuco. Interface, Botucatu, v. 18, n. 2, p. 1299-1312, 2014.
SILVA, C. F.; MARQUES, S. A. A. Jovens alunos conhecem primeiros socorros? 2007. Disponível em: http://www.publisaude.com.br . Acesso em: 19 de mar. 2009.
SOARES, M. C. Promoção da saúde nas escolas: estudo para contribuição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU com as ações propostas pelas Escolas Promotoras da Saúde. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local) - Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2011.
TJARA, I. Roda de conversa como instrumento para criação de grupos de interação social e educacional em saúde: relato de experiência. 2015. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul – UFRGS, Escola De Enfermagem, Nome da cidade do Campus, 2015.
WITT T. L.; UNRUH S. A.; SESHADRI S. The level of medical services and secondary school-aged athletes. Journal of Athletic Treining, Dallas, v. 47, n. 1, p. 91-95, 2012.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.