Editorial

José Arnaldo Frutuoso Roveda, Maria Candida Soares Del-Masso, Angela Cristina Cilense Zuanon, Eduardo Galhardo

Resumo


A Revista Ciência em Extensão (RCE), que passou a ter periodicidade trimestral, apresenta seu terceiro volume em 2016, com a publicação de 8 artigos científicos e 7 relatos de experiências extensionistas.Em 2007 a RCE passou a adotar a utilização da plataforma SEER – Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas, tornando-se uma publicação de acesso aberto, moldada pelo IBICT a partir do Open Journal System (OJS), ampliando e qualificando sua atuação nas mais diversas áreas extensionistas.Como publicação de acesso aberto desde que adotou, em 2007, a utilização da plataforma SEER, ela amplia e qualifica cada vez mais o seu conteúdo, o que favorece não só a divulgação da produção acadêmica em extensão universitária, mas também a disseminação do conhecimento, resultando em novas propostas e desafios nesse âmbito da produção científica.A RCE nesses 12 anos de atividades passou por diferentes fases visando sua qualificação acadêmico-científica na área da extensão universitária. A partir de 2016 a RCE adota a divulgação trimestral dando visibilidade à produção nacional e internacional das ações de Extensão. Desde a implantação da versão eletrônica da RCE, o relatório de acessos no sistema possibilita visualizar dados estatísticos que demonstram a pujança da revista na dimensão da Extensão Universitária pois o relatório de acesso ao sistema da Revista mostra que houve 136.534 acessos sendo 1.076.365 visualizações dos arquivos disponibilizados em pdf. A análise de tráfego no Portal da Revista, realizada por meio do Google Analytics no período de março de 2010 até 28/09/2016 a recebeu 970.883 visualizações de páginas de 244.908 visitantes de 118 países, com análise de cobertura regional - Brasil 95,2% das visitas (286.593) de 1116 cidades. Esses relatórios de acesso indicam a importância da RCE no cenário nacional habilitando sua submissão para análise e possível inclusão na base SCIELO, pois a revista encontra-se plenamente consolidada como espaço de divulgação das atividades extensionistas desenvolvidas por diferentes Instituições de Ensino Superior do país. No ano de 2016 tivemos a submissão de 128 artigos, inclusive com artigos internacionais, contando com 535 novos usuários cadastrados entre leitores, autores e novos avaliadores ad hoc. Atualmente temos 33 artigos aceitos e em edição, 93 artigos em avaliação e 25 trabalhos recém-submetidos e ainda não designados devido alguma pendência formal por parte dos autores.


Palavras-chave


Extensão Universitária; Divulgação Científica; Publicação em Extensão Universitária

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.