A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no PIBID

Amadeu Moura Bego, Larissa Vendramini Silva

Resumo


No âmbito das políticas públicas brasileiras voltadas para a melhoria das práticas formativas da formação inicial de professores, o PIBID vem se destacando nos últimos anos devido à sua contribuição significativa no aperfeiçoamento e na valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa pode atuar privilegiadamente de maneira extensionista na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão em virtude de suas características e de sua composição.  Esse trabalho apresenta o processo de planejamento, implementação e avaliação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) contextualizada e problematizadora de matemática em uma unidade escolar da rede estadual pública do município de Araraquara - SP. Foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando como fonte de informações as repostas dadas pelos professores e estudantes participantes desse processo por meio de questionários e de grupo focal. O estudo revelou a importância de um fundamentado, organizado e coletivo planejamento didático-pedagógico, além da potencialidade de se utilizar o modelo de desenho de UD contextualizadas e problematizadoras e com a perspectiva multiestratégica tanto para a motivação e engajamento dos estudantes como para seu aprendizado. Destaca-se a importância do acompanhamento individualizado e mais afetivo para fortalecimento do sentimento de pertencimento ao ambiente escolar e a inserção efetiva dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, o estudo revelou a importância da relação horizontal universidade-escola no trabalho dos professores e no enfrentamento de um problema vivenciado na escola.


Palavras-chave


Unidade Didática Multiestratégica. PIBID. Ensino de Matemática. Extensão universitária

Texto completo:

PDF

Referências


ASTOLFI, J-P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. 12. ed. Campinas: Papirus, 2008.

BABOUR, R. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASTOS, F. et al. Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem em ciências: revisitando os debates sobre construtivismo. In: BASTOS, F. et al. Pesquisas em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, p.9-56, 2004.

BEGO, A. M. O professor e o planejamento didático pedagógico. In: ___________. Sistemas apostilados de ensino e trabalho docente: estudo de caso com professores de Ciências e gestores de uma Rede Escolar Pública Municipal. 2013. 323 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Bauru, 2013. Cap. 4.

BEGO, A. M. O Pibid como novo paradigma de formação de professores: vivências, saberes e práticas formativas inovadoras do subprojeto de Química da Unesp. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, p. 709-726, 2017.

BLANCO, G. S.; PÉREZ, M. V. Diseño de unidades didácticas en el área de ciencias experimentales. Enseñanza de las ciencias, v.11, n.1, p. 33-44, 1993.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional PISA 2012: Resultados brasileiros. São Paulo, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. Brasília, 2010.

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CACHAPUZ, A.; et al; (Orgs). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

DIEESE. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Nota Técnica: Transformações recentes do perfil do docente das escolas estaduais e municipais da educação básica. São Paulo, 2014.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GATTI, B. A.; et al; Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

GONÇALVEZ, N. G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2015.

MAZZILLI, S.; MACIEL, A. S. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: caminhos de um princípio constitucional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010. Caxambú. Anais... Caxambú, MG: Anped, 2010.

MORAES FILHO, W. B.; SILVEIRA, H. E. Extensão na formação profissional: desafios e possibilidades. In: FORGRAD. Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos 2010/2011. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

SANMARTÍ, N. Didactica de las ciências em la educacón secundaria obligatoria. Madrid: Editorial Síntesis, 2002.

SILVA, L. V. ; MARQUES, J. A. C. ; BEGO, A. M. . Unidades didáticas multiestratégicas de matemática contextualizadas e problematizadoras: Relato de uma intervenção didático-pedagógica do PIBID in: Anais do I Seminário PIBID/Sudeste e iii encontro estadual do pibid/es: avaliação, perspectivas e metas., Aracruz, ES, 2015.

TAUCHEN, G. O princípio da indissociabilidade universitária: um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

TEIXEIRA, P. M. M.; RAZERA, J. C. C. (Org) Ensino de Ciências: pesquisas e pontos de discussão. Campinas: Komedi, 2009.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.